Pesquisar neste blogue

Curiosidades

Estava eu sem nada para fazer e decidi pesquisar qual seria o ser vivo mais antigo do planeta. É uma árvore.

Chama-se Old Tjikko e é considerado o ser-vivo mais antigo do Mundo com cerca 9550 anos.

esta coisinha tem mais de 9500 anos!

Pesquisei por aí que há uma árvore que também "sempre-esteve-lá" desde há uns 4845 anos de nome Pinus longaeva.

a chamada "Matusalem"


Mas será que vocês têm a noção do que é "estar-lá" há 5000 anos? Há 9500 anos? Ser um ser vivo que viu de tudo? Mesmo estando parado no mesmo sitio (estamos a falar de uma árvore), já viu mudanças de clima e sobreviveu; passou por tempestades e assim assim continuou ali intocável. Eras a passar. Guerras por todo o lado. E a árvore ficou ali. Intacta a tudo isso.

É que o mais incrível é que eu, tu e todos vamos morrer e o raio da árvore vai lá ficar!

Quem é que inventou o tempo? Quem é que decidiu que uma árvore poderia durar tantos anos e o ser humano só uns aninhos?
Eu gostava de entender melhor o meu mundo... mas há coisas que me ultrapassam...

Fotos retiradas do Google. 

Sem comentários: