Pesquisar neste blogue

"Um mau Woody Allen é melhor do que 95% do que foi produzido no ano inteiro"

"Heywood Allen, nascido Allan Stewart Konigsberg, conhecido pelo nome artístico de Woody Allen, (Nova Iorque, 1 de dezembro de 1935) é um cineasta, roteirista, escritor, ator e músico norte-americano. Allen foi indicado 23 vezes e ganhou quatro Oscars: três de Melhor Roteiro Original e um de Melhor Diretor (Annie Hall). Ele tem mais indicações ao Oscar de roteiro do que qualquer outro roteirista: são dezasseis indicações. Ele ganhou nove BAFTA. Allen apresenta-se regularmente como um clarinetista de jazz em locais pequenos em Manhattan."


(mil rascunhos feitos antes de publicar o post... há sempre tanto a dizer sobre este senhor)

Nunca sei ao certo como começar a falar sobre Woody Allen até porque a sua vida pessoal, musical e profissional andam sempre misturadas nas bocas do mundo pelas mais variadas razões. 
Para começar posso dizer que o Allen nasceu em Dezembro. Tal como eu. Eu nasci no dia 03 e ele no dia 01 de Dezembro. Sagitário...aquele signo. ♐
Woody é de 1935. Imagino que será um velho louco extrovertido, com piadas secas mas que fazem rir imenso toda a gente que o ouve e aposto que vive com mil pensamentos fora da caixa sempre em reboliço que o permitem produzir um filme por ano!! Não o imagino a fazer mal a ninguém mas não faço ideia do que se passa na cabeça do homem quando vê crianças ou raparigas bonitas. 

Sei sim, que este é dos melhores roteiristas ainda vivos. Sei que tem um conhecimento musical que apaixona qualquer um. Sei que usa maioritariamente (salvo alguns erros de percurso) atores e atrizes do mais alto nível. Sei que me apaixonei por este senhor a partir de 2005 com Match Point. Lá estavam os meus atores preferidos da altura: a querida Scarlett Johansson e o giraço Jonathan Rhys Meyers. 

Depois amei ver Scoop em 2006, vibrei e já vi mais de 10 vezes o Vicky Cristina Barcelona de 2008, em 2011 o Midnight in Paris passou a ser o meu filme favorito de Allen, e os restantes até à data são sempre bons e nunca desiludem mas... ainda nenhum conseguiu ultrapassar o Owen Wilson a deambular em Paris naquela viagem cultural que eu amei ver! 

Entretanto na Polónia, em 2019, saiu mais um filme no meio de imensa polémica. Um filme que quase passou despercebido! Um dia de Chuva em Nova Iorque. Ironicamente abafado nos EUA 



Eu vi o filme e, esquecendo toda a envolvência do momento, os salários doados posteriormente e toda a polémica do #metoo, confesso que gostei muito do filme. Não chega na mesma para ultrapassar o Midnight In Paris mas está bonito. 
E o Timothée Chalamet faz um papel espetacular fazendo realmente parecer o Allen quando era mais novo! Ficou muito bem! (nesse aspeto iguala a opinião que tenho em relação ao Owen Wilson! - ambos retratam super bem o Allen e seus alter egos)
Quanto ao enredo ok, dou a mão à palmatória sobre as críticas... meninas que se deixam levar pela fama... hmmm... isso ainda existe?!... Prefiro não saber. 

Entretanto li uma notícia onde anuncia o próximo filme de 2020 que será o nº 50 da sua carreira: 

"O novo filme de Woody Allen, "Rifkin's Festival", vai abrir em 18 de setembro o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, anunciaram os organizadores do evento.
O filme mostra um casal americano que comparece ao Festival de San Sebastián e se apaixona pela cidade. Escrito e dirigido por Woody Allen, "Rifkin's Festival" tem no elenco os espanhóis Elena Anaya e Sergi López, o francês Louis Garrel, a americana Gina Gershon e o austríaco Christoph Waltz" 

Aguardo ansiosamente a estreia do filme e vou sem dúvida vê-lo! 😊

Vou arriscar também ler o livro dele uma vez que sigo toda a "novela" da vida dele, poderei quem sabe até chegar a alguma conclusão a partir do seu ponto de vista! 
Saiu também este ano - A propósito de Nada 


Poderia ficar horas a escrever sobre este homem. Sobre as cores pastel do cenário, o guarda-roupa sempre eclético, a banda sonora sempre especial, as bocas subtis que manda quando algum ator fala por ele no ecran... 
Gosto muito. E não me interessa se anda com a enteada ou seja lá com quem for... o senhor é bom a produzir cinema. Tem uma excelente equipa que o acompanha e faz dele um excelente produtor. O resto é merda. 

A.V. 

Do meu Top 5 : Pedro Almodôvar

"Pedro Almodôvar Caballero (Calzada de Calatrava, 25 de Setembro de 1949) é um cineasta, actor e argumentista espanhol. Ao longo da sua carreira, já recebeu inúmeros prémios, entre eles dois Óscar, dois Globo de Ouro,quatro BAFTA, além de outros quatro prémios no Festival de Cannes."

Comecei a ver os filmes deste senhor a partir do filme de 1999 - "Tudo Sobre Minha Mãe". A partir deste, posso dizer que já vi todos os seguintes de Almodôvar e sou realmente fã dele e do seu tipo de cinema. Sempre ligeiro tratando qualquer tema com uma subtileza que nunca desilude. As cores que usa são sempre vivas - amo isso, o cenário está sempre super detalhado, o enredo é sempre bom e no fim deixa sempre a pensar, que é o ponto que mais gosto num filme. Tem de me por a pensar sobre isso senão, não é um bom filme para mim!


 

O ano passado saiu o seu mais recente filme: "Dor e Glória". Só tive oportunidade de ver neste fim de semana. Trata sobre um cineasta experiente e vivido de nome Salvador Mallo que passa por uma crise de dor constante, depressão, solidão e muita inspiração também. Relembra momentos passados da sua vida e tenta resolver as suas angustias. 

O papel é interpretado pelo magnífico António Banderas que venceu o prémio de interpretação masculina em Cannes 2019! Só posso concordar com a vitória tendo em conta a brilhante prestação do mesmo. (note-se que o Festival de Cannes este ano foi cancelado devido ao coronavirus, havendo apenas seleção de filmes.)

"Dor e Glória" é um filme cheio de cor, típico de Almodôvar, com uma história que nos faz pensar que todos temos angustias e todos lidamos com o nosso sofrimento à nossa maneira. Podemos levar muito tempo até aceitar que não estamos bem mas acabamos sempre por fazê-lo porque a Vida encaminha-nos sempre para isso. E é bom aceitar que não estamos bem e aprender e mudar com isso. Além disso, é quando estamos menos bem que a melancolia e a grande inspiração chegam, sabiam? 😊

Aconselho vivamente este filme! E todos os restantes deste cineasta! Vale sempre a pena!
Outro senhor do top é este aqui - leiam também 

A.V.

Momentos conscientes _ daqui a nada é Natal, dizem eles

Tal como disse antes que o faria, esta semana aproveitei ao máximo cada momento livre. Descansei pouco é uma verdade, trabalhei muito o que é muito bom e comi mais do que devia, é um facto a aceitar, mas fiz tudo o que queria!! Estava a precisar de me desorganizar um bocadinho para depois dar um grito bem alto e recomeçar tudo de novo. Estamos quase em Setembro!!!!! 🙏💙

Setembro é para mim como um início de ano novo. É época de rituais e balanços. É mudança de roupa do armário, é colocar um cobertor mais quente porque as noites começam a ficar mais frias, é preparar os livros novos para ler porque voltamos a ficar em casa mais tempo, é escolher um chá novo para experimentar... Para mim Setembro é renovação, recomeço e reciclagem. Pensamentos, postura de viver, rotinas... tudo é colocado em causa e renovado sempre que necessário. 🍂

Confesso mesmo que o mês de Setembro é quase o meu mês favorito do ano; assim como o Outono é quase a minha estação favorita. (levo quase 33 anos a tentar descobrir qual o mês e a estação que prefiro e ainda não sei qual ganha!...gosto de todos!)

Em Setembro tudo cai e renasce. E eu vou seguindo o ritmo e apreciando cada segundo dessa mudança. 

Falei recentemente com alguém que, tal como eu, acredita que as pessoas deveriam viver mais conscientes e mais atentas ao que se passa em nosso redor. 

Eu noto logo quando a primeira folha da árvore começa a ficar amarela! As pessoas só notam que a folha está amarela quando ela cai! ... 🍃


Viver consciente faz com que possamos apreciar todo um processo de Vida que se estivermos em piloto automático nem damos conta que existe. E como dizem os antigos por aqui: "daqui a nada é Natal!" - dizem isso porque andam distraídos... São os meses do ano que mais rapidamente passam... já deram conta disso? 

Sim! Será Natal em breve se não vivermos o presente! Será Natal rapidamente se estivermos em automático e não apreciarmos os momentos do agora. Será Natal se não vivermos até darmos conta que "ah...já é Natal!" 

E os meses antecedentes ao Natal? Outubro e Novembro? Época do Magusto, das castanhas, do frio e das chuvas iniciais que nos deprimem... Faz parte! Ou as caminhadas à praia para ver o mar escuro a igualar o céu... Estas coisas acontecem entre Setembro e o Natal!

E até ao Natal ainda vem o amarelar da árvore, o vento mais frio nas noites que chegam mais cedo, o cobertor em cima da cama porque já não está bom só para um lençol, os casacos mais quentes saem do armário a pouco e pouco, bebemos mais chá, ficamos mais tempo a ver TV e entretanto começam as novelas novas!
(já reparam que as novelas começam em setembro, exatamente porque é nessa altura que nós retomamos à TV??)

Vivemos num curto espaço de tempo numa esfera que se renova e modifica a cada segundo. Cada segundo perdido no Nada faz com que nos esqueçamos de viver... 
Quantos segundos já perdemos? Quantas horas já vivemos sem saber que estamos cá? Quantos dias já perdemos sem agradecer a oportunidade de estar aqui? E quantos anos mais ainda vamos perder se não vivermos ao máximo este milagre que é a Vida? 

Pensem nisso. E digam coisas se quiserem ❤

Beijos. 
A.V.

Delicadeza

 


Seja Amor por onde Flor. 

Energias misturadas | Setembro é amanhã

Esta semana ainda vai no início e eu já estou cansada. 😅
Mas fui eu que quis que assim fosse. De tantas queixas sem razão, decidi dar razão às queixas. 

Tirei toda a semana para sair com os amigos mais próximos. Todos os dias saio para um café ou um chá. Assim é. Cansa dormir pouco mas estava já cansada de estar cansada de não fazer porra nenhuma. 

A partir de Setembro volto à rotina e ao descanso. A partir de Setembro vou às aulas de código todos os dias. A partir de Setembro refaço as minhas contas. A partir de Setembro foco de novo só em mim. A partir de Setembro compro os móveis que fazem falta. 
Como diz a outra senhora, Setembro é amanhã. Ou não...

Esta semana não. Esta semana é Agosto. Esta semana é Verão. Esta semana vou sair. Esta semana vou dormir pouco porque já tenho a semana toda combinada com saídas. Esta semana vou me arranjar para me sentir bem nem que seja só para sair com o Marley. Esta semana sou rebelde. Esta semana sou eu. Assim é. 

Porque viver é Agora. 🙏

A.V.

Aceitação com Atenção Plena

"A prática de Mindfulness numa consciência neutra e sem juízos de valor, momento a momento, pode parecer simples, mas será, provavelmente, uma das tarefas mais difíceis para o ser humano"
Sociedade Portuguesa de Meditação 


Tem sido assim nos últimos dias. Compromisso. Coragem. Aceitação.



Hoje em dia vivemos sem pensar. Vivemos apenas. Ou em alguns casos mais complicados, sobrevivemos. E por que não aproveitar já que estamos por aqui? 

Vivemos neste Mundo num curto espaço de Tempo. Por isso deve ser vivido, no mínimo, com a Felicidade possível e a Calma na Alma que tanta gente almeja. 

Sou muito ansiosa como já se sabe mas, para lidar com isso, basta aceitar. Aceitar toda a minha condição humana tal como ela é. Sou assim mas posso ser melhor. Sou ansiosa mas posso procurar ser mais calma. É tudo uma questão de estar consciente. Ser consciente. Em vez de entrar em (ainda mais) stress quando sei que sou ansiosa, devo pensar que sou assim e está tudo bem. Sou e ponto. E agora? O que posso fazer para ser Melhor? Como posso mudar?

Encontrei o Mindfulness há algum tempo e tento todos os dias focar-me, sem exagerar na tentativa, para aceitar os meus pensamentos que maioritariamente são parvos, mas existem. E está tudo bem. Aprendo a ouvi-los e a deixá-los ir. Eu não sou os meus pensamentos. 
Parece estranho? Sim. Parece surreal? Sim. Parece difícil? Fácil não é senão todo o Mundo seria super feliz. 

Mas é Possível! Isso sim! Basta querer. 
E eu quero! E eu consigo viver uma Vida mais calma porque é isso mesmo que quero. 
E quando queremos muito uma coisa de forma aberta e consciente, vencemos batalhas para conquistar. 

O objetivo inicial era ler os livros, ver um filme recomendado pela Psi e meditar um bocadinho que fosse todos os dias. Feito. ✔
Aceitar a mudança e criar uma rotina. Feito. ✔ (ou a ser feito diariamente)
Aproveitar o fim-de-semana para organizar a semana. Feito. ✔
Descansar, viver o momento e fazer algo novo. Super feito! 

Está tudo bem. E está tudo bem exatamente como está. 
Só temos de agradecer 🙏

Beijos.
A.V.

São as festas da minha cidade _ Viana do Castelo

Podia ser (mais) um ano de arraial,
de festas na rua,
de dançar até ser dia,
de deambular na cidade de copo de cerveja na mão... 

Podia ser (mais) um ano de convívio com amigos, 
de gente gira na rua para falar,
de andar com a roupa suja,
de fazer xixi nas esquinas...

Podia ser (mais) um ano de ressaca,
de tapetes floridos e
de fogo de artifício sentada no chão...

É (só) um ano com pessoas com máscara na rua,
com medo do bicho invisível,
em casa a celebrar entre pequenos grupos,
individualizados. 

Este ano a romaria não é a mesma...
Raios para o Covid da merda... 

A.V.

Para nunca esquecer:

 Esta és tu quando estás bem. Foca-te nisso. ❤

Momentos de pausa

Finalmente! 🙏

Estava tão mas tão a precisar de um fim-de-semana como este que passou!
Dois dias sem trabalhar e parece que estive 15 dias de férias!
Vi pelo menos uns 6 ou 7 filmes durante estes dois dias! Vinguei-me do portátil, por ter estado parado tanto tempo e dediquei-me ao cinema! Que saudades!

Todo o fim-de-semana no meu cantinho. Tão quieta. Tão minha. Tão só eu que acho que até fiquei sem uma ruga que se começava a notar na minha testa! 👀

Deu para meditar, dançar, li um livro inteiro (Veronika decide morrer - Paulo Coelho), dormir, cuidar de mim... tudo em apenas 48 horas. 😍

Estou como nova! A sério que estou!
E cheguei a conclusões que darão vários posts em breve! 

Agora calma. É segunda-feira e preciso de organizar a semana e trabalhar um bocadinho!
Quinta feira estarei de folga de novo. 

Que Vida tão boa! Gratidão imensa por todas as bençãos. 🙏💙

Boa semana a todxs!

A.V.

Um Agosto que parece Novembro

Agosto entrou muito nublado. Tal como eu. E para superar este Outono precoce, será necessário reforçar o sistema nervoso e imunitário mais cedo. Esta época (que supostamente só chegaria lá para meados de Setembro), é a mais propícia para depressões, desanimo e quedas de cabelo. Eu já estou a sentir isto tudo em pleno Agosto. 💣

Já se diz há muito tempo "Primeiro de Agosto, Primeiro de Inverno" e realmente tem sido assim. Conto que o Verão volte de novo perto do final do mês e início do outro mas para já, parece que já estamos em Novembro. E enquanto chove (sim, hoje está a chover em Viana), convém começar já com a fase da aceitação do momento. 

❤ Deixa chover.
❤ Deixa limpar.
❤ Deixa fluir.
❤ Deixa ir. 

Será sempre uma altura de preparação interior. Mudança de roupa para casacos mais quentes e mudança de pensamento para aceitar que não faz mal acordar mal disposto de manhã de vez em quando, só porque chove. Faz parte. Muda-se a estação. E o humor também. E está tudo bem. 


Como sou muito ansiosa, stressada e com tendência para ataques de pânico - que dispararam nos últimos dias - já (re)começo a tomar vitaminas, a praticar mais meditação, a ter uma alimentação saudável e a andar quieta no meu canto para conseguir ultrapassar esta fase de adaptação da forma mais fácil (e "normal") possível. 

Antes desta chuva-de-alerta já tinha pensado em voltar à Psi. Falar faz bem e como cada ano que passo fico mais frágil, um apoio extra nunca fica mal. 
Com ela poderei fazer também as meditações guiadas semanalmente e assim foco no Agora e aceito tudo o que há. 

O que há neste momento é que estou tão habituada a estar sozinha e gosto mesmo mesmo muito muito de estar assim que por mais que o coração diga "ah, olha que fofo!"... não! 

❤ A vontade de permanecer sozinha prevalece.
❤ A não obrigatoriedade de nada prevalece.
❤ A sensação de total liberdade e solicitude prevalece. 
❤ O meu tempo, a minha rotina, as minhas coisas...tudo isto prevalece.

E então há que aceitar. É o que é e não há nada a fazer a não ser viver de acordo com aquilo que o coração diz e sente e simplesmente ser feliz. 
Não é para isso que cá andamos?

Beijos!
A.V.

Sim, é isto.




Segunda-feira - Dia de fazer listas

Nos últimos dias aconteceram 557 coisas que eu ainda me encontro a digerir tudo com calma na alma. Está tudo bem. Não poderia estar melhor. Mas têm sido dias intensos...

No dia 7 a minha madrinha faria anos. Este ano não estava cá para celebrar, mas mesmo assim, fui fazer uma tatuagem com um anjo tal como tinha dito que faria. Ficou linda e ainda está a cicatrizar. Já tenho fotos lá pelo Instagram.

Entretanto tenho tomado chá. Com a mesma pessoa. Quase todos os dias. 🙊
Ainda estou a saborear o momento. A tentar vivê-lo sem stress (está complicado) e a aceitar que eu até posso ser feliz de novo com alguém. Deixa ver... o tempo dirá! ❤


Beijos
A.V.

Yasmine Hamdan - Beirut

 

Arak drinking 
Card playing 
Racehorse cheering 
Pigeon hunting 
The essence of Beirut 

Seduction crowd
Cruising around 
Fooling about 
This all there is on the minds 
Of the citizens of Beirut 

Beirut 
A flower off its terrain
Beirut
Oh her beauty, her good old days
Beirut
That dire end, all a waste 
Withering 

All unemployed 
Hopeless
Ruined and rusted 
Jinxed and accursed 
Those dealers of Beirut 

Oh the strutting 
That fancy living 
Excess of splurging 
Exploded vanity 
Smothering Beirut 
https://lyricstranslate.com/en/beirut-beirut.html

Tudo o que sirva para eu acalmar é top! #pubnãoremunerada

Meus amores, conheçam isto por favor! 
Cheirem, usem e sintam a Calma na vossa pele. 🙏 
Eu estava mesmo a precisar disto! ❤

Não sou paga para estas coisas, ok?
Mas estou super feliz por ter a minha coleção The Ritual of Jing da Rituals! 
Sou fã!


Beijos!
A.V.

RoadTrip: Não me posso esquecer dos nomes _ Peneda-Gerês

❤ Viana do Castelo 
❤ Valença
❤ Castro Laboreiro
❤ Lamas de Mouro
❤ Senhora da Peneda
❤ Paradela
❤ Soajo 
❤ Arcos de Valdevez
❤ Ponte da Barca
❤ Ponte de Lima 
❤ Viana do Castelo 

❤❤Portugal faz-me tão bem ❤❤


Adoro as segundas-feiras! E hoje é dia 03! E é dia de Lua Cheia!

Agosto chegou e já me está a oferecer coisas maravilhosas! Ainda que me sinta a viver numa montanha russa de emoções, tudo tem sido gratificante e tem servido imenso para aprender e para crescer muito. 

Estou aos poucos a aprender a lidar com sensações novas, emoções que estavam desaparecidas e tem sido realmente uma luta diária. 
Ansiedade constante, dores de barriga estranhas, vontade de dormir (ainda maior do que a que eu já tenho por natureza)... 

Não. Não é Covid meus amigos. Eu chamo-lhe de amadurecimento. É o que é. 
E tal como já disse antes, mudar dói. Aceitar que estamos numa fase super nova da nossa vida também fica confuso, estranho e também dói. E custa saber lidar mas no fim vale super a pena. 

Além do mais, é a viagem mais espetacular do ser humano. Ter a consciência que estamos a evoluir. Notar afincadamente em nós que estamos mais crescidos e com visões diferentes de antigamente... 

É tão natural crescer. E é tão bom! ❤ 

Boa semana meus amores. 
A.V.


Ansiedade

Quem me conhece e me segue sabe que sofro de ansiedade há muitos anos. Por mais que agora possa controlar, continuo na mesma a ter crises (ainda que pequenas).

Estou de novo em fase de desconstrução. E quando sinto que a minha cabeça começa a mudar, a ansiedade volta. 

Nos últimos dias sinto uma "bola-de-pelo" inexplicável na garganta. Tenho conseguido falar sobre isso mas sinto-a todos os dias, desde o momento que acordo. 

Isto tudo porque a minha maneira de ver a Vida está a mudar de novo e há uns anos disseram me que é quase como quando dás conta que não tens mais interesse em brincar com as bonecas e renovas a decoração do teu quarto de criança para adolescente.
É isto mas com 32 anos e bem mais consciente de tudo. 

Mudar a consciência e ver a nossa evolução dói. Começas a notar que as opiniões fixas antigas já começam a não fazer mais sentido e dói. Começas a criar planos e ideias que seriam impensáveis e dói. Mudar custa sempre. Para os ansiosos é ainda pior...

Não saber lidar com o desequilíbrio emocional é a pior coisa que existe. 
E eu, desequilibrada por natureza, não estou a saber lidar com nada disto...

Beijo.
A.V. 

Agosto. Sê bom para mim

Hoje é Dia de Soprar Canela. 💨


Agosto chegou. E que seja bem levezinho como a brisa do Mar. 🙏

Um mês feliz para todos nós ❤
A.V.