Pesquisar neste blogue

É normal não estar bem o tempo todo - Ho'oponopono

Último dia de Novembro. Lua Cheia. TPM. Uau! 
Isto não podia estar mais atribulado para este lado... 

** Comecei a escrever este post com uma dor de cabeça horrível, com o corpo cansado e com a alma em oração a pedir forças extra.**

Neste fim-de-semana dediquei-me às arrumações do sótão lá de Casa. À primeira parte das arrumações, pelo menos. Apesar das obras estarem prontas - ou quase prontas porque a casa nunca mais vai ficar totalmente acabada - e do sótão agora ter menos coisas, a verdade é que nós (família) acumulamos e guardamos coisas a mais. (quem nunca?)

Voltamos a arrumar o que já tinhamos arrumado em caixas e tinhamos preparado "para-tratar-depois-da-obra-pseudo-concluida". Ora esse momento chegou. Voltamos a pegar no passado, a ver fotos, papeladas, cd's, livros e mais livros. E estamos a reorganizar tudo de novo olhando atentamente para cada caixa. Ainda não está terminado porque ainda há muito que ver e rever e arrumar, mas a verdade é que as minhas costas acusaram cansaço. Sendo o sótão baixo e a andar sempre no baixa-levanta, a mexer no passado, o meu corpo pediu para parar e então, lá teve de ser. Um fim-de-semana que iria ser super produtivo, acabou em standby e stress e carregado de ansiedade porque nada correu como planeado. 

Entretanto hoje acordei super mal disposta mas com o Ho'oponopono na cabeça. O meu coração pediu-me para orar. E assim tenho estado todo o dia. 

Sinto muito. O fim-de-semana não foi como esperado. Mas sei que melhores dias virão. 

Perdoem-me. Por não ter escrito mais, por não ter meditado, por ter deixado que o meu corpo vencesse à minha vontade. 

Eu te amo. Amo os meus e por isso sei que deveria ter sido melhor. Deveria ter feito melhor.  

Sou grata. Sou eternamente grata pela família maravilhosa que me cuida e por ter um namorado tão paciente. 

Acima de tudo perdoo-me. E tento ser melhor. 
Por isso hoje, com esta dor de cabeça que não me permite fazer nada, vou me limitar a aceitar que tudo está bem exatamente como está. 

Vou recolher ao meu Ser e esperar que passe. Porque tudo passa. 

Amanhã estarei melhor. Amanhã começa um desafio aqui no cantinho. 

Amanhã é dezembro ❤

Beijos.
A.V.

30 ideias maravilhosas de Selfcare

1. Define as tuas prioridades

2. Deita-te cedo

3. Usa sapatos confortáveis

4. Agradece todos os dias por alguma coisa

5. Veste-te bem só para ti

6. Saboreia um café quente

7. Escreve um pensamento positivo todos os dias

8. Bebe água

9. Lê um livro

10. Afasta-te do telemóvel e da televisão sempre que possível 

11. Liga a um/a amigo/a

12. Dança durante 20 minutos

13. Lembra-te de sorrir logo ao acordar

14. Oferece-te um pequeno-almoço completo

15. Faz um mini-spa em casa

16. Prepara o jantar com calma

17. Brinda o teu dia com um copo de bom vinho

18. Cuida de uma planta

19. Tira 10 minutos antes de dormir para meditar

20. Escreve diariamente sobre 3 coisas pelas quais estás grata/o

21. Acorda cedo e vai ver o nascer do sol

22. Faz as pazes contigo

23. Não te importes com o que os outros dizem

24. Luta pela tua Felicidade

25. Não compares

26. Elogia alguém 

27. Sorri para a Vida

28. Come um doce

29. Caminha perto da praia

30. Confia em ti 

Sobre a gratidão

A importância de saber o que se quer é o caminho para o sucesso

"Compraste a casa dos teus pais a "preço de amigo", aposto"

" A tua felicidade mete-me nojo"

Exemplos simples. Só dois. Para não valorizar aquilo que não deve ser valorizado. 

Não sou a Cristina Ferreira, mas sou, tal como ela, uma mulher. E hoje em dia, o facto de ser mulher e, acima de tudo, ser uma mulher bem sucedida incomoda muita gente.

Para podermos chegar aos nossos objetivos pessoais, é necessário passar por uma série de obstáculos que, quem não passa por eles, não vai entender nunca este post. 

🌺 Quem me conhece, me lê e/ou me segue, sabe perfeitamente de muitos desafios que já passei. Passei por fases complicadas desde relacionamentos falhados, falta de dinheiro, más condições para uma vida estável... enfim. Perdi-me pelo caminho umas 247 vezes mas, sinceramente, quem nunca? Quando não se sabe o que se quer, qualquer caminho é válido. E eu não sabia. Até agora. 

Vou a caminho dos 33 anos. Aquele número que eu acredito ser muito especial. E já está a ser.
Estou de volta a Viana desde os 30 e só agora começo a sentir-me a crescer realmente. Só agora me sinto responsável e só agora consigo gerir à séria a minha Vida. E ainda há tanto caminho por andar... mas já sei por onde vou! Consigo definir objetivos e saber o que quero. Vou tarde? Acho que a aprendizagem é eterna e constante e nunca vamos tarde para nada. Por isso, seja qual for o timming, é sempre o certo!

🌺Ou porque precisavamos de crescer mais, ou porque era necessário passar por aquele desafio para aprender a criar ainda mais defesas, todos os obstáculos que nos são propostos enquanto estamos vivos, servem para aprender sempre e, no futuro, agradecer sempre.
Eu agradeço cada desafio, cada dia difícil, cada mar de lágrimas, pois foi exatamente isso tudo que me fez ser a mulher forte que sou hoje. 

🏠 Não, não comprei uma casa numa Black Friday. 

Levei mais de dois anos a preparar a compra da casa dos meus pais. A juntar dinheiro, a preparar e a idealizar o projeto para as obras, em constantes reuniões com a família para saber se a decisão mais importante da minha vida seria a correta. 

Porque eu não comprei só uma casa. 

Eu comprei a casa onde os meus pais vivem! Fizemos obras, remodelamos tudo mas a verdade é que atualmente MORO com os meus pais. Eu partilho TUDO com a minha família e é preciso saber gerir muito bem essa convivência. Tenho um cantinho só meu, mas a porta de entrada é a mesma para os três. E a cozinha é só uma. 

Por mais que amemos os nossos, cada ser é um indivíduo e cada um tem a sua forma de ser, pensar e agir. Depois de muitos anos fora do país, fora da cidade, fora "das saias" da mãe e do pai, os filhos voam e criam vícios. Eu habituei-me a estar sem eles. A não dar satisfações. A não ter horas para jantar. A não cozinhar todos os dias e a comer só uma taça de cereais à noite se me apetecesse comer só isso. A gerir a minha roupa e o meu tempo para limpar a casa que muitas vezes era à noite durante a semana e não ao fim-de-semana.

Vivendo com eles tudo iria mudar de novo. 

Jantar às 20h. Almoço às 13h. Avisar sempre com antecedência caso vá sair para a mamã cozinhar só para dois. Fim-de-semana para arrumar a casa. Mamã com gestão da roupa. Papá com gestão de todas-as-televisões-da-casa. 
Ao tomar a decisão de comprar a casa e vivermos todos lá, foi simplesmente porque decidi ficar definitivamente em Viana. Decidi ficar com eles, cuidar deles e investir em algo porque, sabendo que não queria comprar outra casa que não esta, a caminho dos 33 era uma boa altura para iniciar um investimento e fazer umas obras extra para remodelar o nosso espaço de forma a que todos pudessemos viver juntos confortavelmente. 

E foi exatamente isso que aconteceu. 

Depois de mais de 2 anos a não gastar dinheiro em nada para poupar todos os centimos, a trabalhar muito e mais horas para ter sempre mais dinheiro a entrar, e a abdicar de muita coisa pelo meu sonho, atualmente moro na minha casa, com os meus pais, onde jantamos quase sempre juntos e onde posso sair quando quiser, posso me esconder no meu cantinho que eles entendem, onde há imenso respeito pelo espaço de cada um, onde todos ajudamos em casa, onde eu até comecei a ver televisão, coisa que não estava habituada... Por isso não me venham dizer que o que tenho foi "dado" porque não foi. Lutei muito por ter o que tenho e não tenciono sair de lá nos próximos tempos. 

💚 Depois das obras concluidas, que nunca estão, mas pelo menos, o pior já passou, tenho o meu emprego que amo, a casa está linda, tenho um namorado super paciente e sinto-me super bem comigo mesma! É normal que brilhe mais! É normal que ande sempre a sorrir. 
🌈A bonança chega. Mesmo depois de uma grande reviravolta na minha vida, o arco-íris do sucesso apareceu! E é normal que ande feliz! Sou a mesma pessoa. Só não tenho a conta a zero. Simples assim.

* Em vez de criticar o sucesso dos outros, luta pelo teu!
* Segue os teus sonhos e não os sonhos dos outros. 
* Tira um momento para descobrir e definir o que queres fazer, e faz! 
* Confia! ❤   

Beijos.
A.V.

Só para te dizer: tem calma...

 

... Saboreia a quietude ... 

Terça-feira com dica - Vamos falar de ansiedade

 A rúbrica de terça-feira está de volta com as dicas fáceis para um estilo de vida mais saudável! 

Notícias assustadoras, medo de perder o emprego, mil cuidados para não apanhar este virús maldito, mil e uma formas de poupar o dinheiro... vivemos em panico. Vivemos com medo de tudo. E a ansiedade e a depressão são tema do dia-a-dia. Já disse antes que o famoso Victan esteve esgotado todo o verão e tenho indicado por aqui várias formas de evitar o colapso mental, por causa da situação que vivemos. (estou sem tomar victan há meses e estou bem! entretanto já tenho em casa uma caixa mas ainda está fechada!!Yeah) 

Hoje aprofundo o tema da ansiedade. Algo que conheço bem porque sou ansiosa desde que me conheço. 


Partilho com vocês o que tenho feito para não me sentir tão ansiosa nesta fase: 

Escrevo. 
Não escrevo para o blogue; não é disso que falo. Escrevo com caneta e num caderno pessoal, todas as minhas angustias, medos e dúvidas. Desabafo comigo mesma todos os medos e desafios do dia-a-dia. E após isso, também tenho um momento de gratidão. Todos os dias escrevo no mesmo caderno, sobre tudo aquilo que estou grata. Agradeço todos os dias pela boa saúde dos meus e pelo facto de ter emprego e comida na mesma. Tendo isso, tenho tudo! 

Não me isolo. 
Gosto muito de estar sozinha no meu canto, é verdade. Mas evito esconder-me quando estou menos bem. Converso com os meus amigos mais próximos, nem que seja apenas pelas redes sociais. Falar ajuda. E quando estamos mais ansiosos ou depressivos o melhor a fazer é exprimir isso mesmo. Não se isolem - mandem email por aqui se quiserem desabafar, falem com um profissional ou liguem para a SOS Voz Amiga. Não se permitam sentir-se sozinhos nesta altura. 

Centro SOS-Voz Amiga: ajuda na solidão, ansiedade, depressão e risco de suicídio
Telef.: 21 354 45 45 - Diariamente das 16 às 24h
Telef.: 91 280 26 69 - Diariamente das 16 às 24h
Telef.: 96 352 46 60 - Diariamente das 16 às 24h
website: www.sosvozamiga.org

Criei uma rotina saudável 
Não sou de rotinas mas tive de fazer um mini-plano de sobrevivência. Senti-me a viver em automático - casa-trabalho-casa - e comecei a sentir me muito nervosa e estagnada. Pensei em alternativas - algumas aqui - para não me sentir tão parada e agora faço bolos - em casa - e tento sempre que possível fazer algo diferente - em casa - para não ficar maluca. A minha rotina atual está toda detalhada aqui neste artigo que aconselho a leitura. 

Organizo-me! Dinheiro e comida de parte!
Uma das grandes fontes de ansiedade e stress numa família é a falta de dinheiro ou a escassez de recursos em casa. Tenho dado especial atenção aos gastos nesta fase e evito ao máximo gastar dinheiro em coisas superfluas. Se me sobra algum, coloco de lado para que, caso aconteça alguma coisa, possa sobreviver e ter algum extra para catástrofes. Sempre aprendi que "hoje estás bem mas amanhã não sabes" por isso toda a gente devia ter um pé de meia no banco e na despensa. Um dinheiro extra guardado para emergências (a juntar sempre, todos os meses um bocadinho que seja) e compras tipo enlatados, comida com validade longa para ter guardado em casa em caso de "Apocalipse", expressão que uso há já alguns anos. - um dia destes dedico um post só a isto. 

Se tivermos um bocadinho de equilíbrio nestes temas - agradecer diariamente, falar com amigos, ter hábitos saudáveis e tentar que nunca falte nada em casa - tudo fica mais fácil de lidar.
Em várias redes se fala que se houver alguém que não tem comida em casa ou roupa ou cobertores para o frio, por favor!, falem aqui! Entre todos, tudo se consegue! Cuidem-se muito! 

Beijos. 
A.V.

Mais um fim-de-semana de recolher obrigatório

Estamos em mais um fim-de-semana de ficar em casa. Acredito que, para quem trabalha, é um fim-de-semana de descanso profundo. E merecido. 
Se as pessoas são conscientes e responsáveis, fazem as suas compras durante a semana e planeiam antes de chegar a esta data. 

Mais uma vez, eu preparei com antecipação estes dois dias em casa. 

* Já tenho algumas prendas de Natal escondidas em casa. Comprei papel de embrulho e vou me dedicar a embrulhá-las com carinho tentando personalizar ao máximo cada presente. 


* Encontramos um Trivial Pursuit Clássico em casa. Em família, aprendemos mais e melhor! E como nenhum de nós gosta de perder, fica bem mais interessante e divertido. 

* Vou me dedicar à meditação. Já tenho o cantinho arrumado e sinto que estes dois dias serão passados no Cadeirão do Pensar, aquela cadeira maravilhosa, junto à janela, virada para o Sol, que tanto me ajuda a pensar quando estou mais confusa.


* Vou ver um filme ou dois... daqueles super romanticos e lamechas! Sim, este fim-de-semana quero ver filmes com finais óbvios felizes e cheios de Amor. 



E vocês? Quais são os planos? 

Fiquem em casa e aproveitem o vosso lar! Cuidem de vocês e com pensamento positivo e os cuidados necessários, vai tudo correr bem! ❤

Beijos.
A.V.

O prazer dos cinco sentidos

Ultimamente fala-se da perda de olfato e/ou paladar como sintoma de Covid e a verdade é que os nossos sentidos são o nosso mais bem precioso. Basta perder um deles e ficamos logo desequilibrados. Devemos valorizar os nossos sentidos e observar atentamente cada um deles. A atenção plena aos nossos sentidos serve também como prática de meditação. 

Olhar

O simples olhar para uma luz calma e natural é magia pura.
Apreciar um por-do-sol é tão simples e tão terapeutico.
Decorar a nossa casa com cores naturais também ajuda a manter um ambiente acolhedor.  
Dormir com uma máscara nos olhos e sentir o escuro ajuda a descansar melhor.
Praticar atenção plena a colorir os "cadernos para colorir" ajuda a combater o stress. 

Tocar

Sentir um cobertor quentinho e fofo quando nos deitamos na cama é um calmante natural para ter sempre presente na nossa vida. 
Tomar um banho quente, de espuma, e sentir o corpo a aquecer é gratificante. 
Uma massagem relaxante ajuda a acalmar o corpo e consequentemente a mente. 
Pegar numa caneca de chá quente e aquecer as mãos num dia de inverno é maravilhoso. 
Tocar na areia da praia, seca ou molhada. Sentir cada grão a escorrer pelas mãos é confortante. 

Ouvir

Uma música relaxante, passarinhos ou sons de chuva são opções para manter um ambiente sereno em casa. 
Caminhar na Natureza é considerada uma terapia anti-stress e ajuda no combate à depressão. 
Ouvir uma meditação guiada num canal do YouTube também é uma forma de praticar meditação em casa. 
Ouvir os conselhos da mãe, do pai, do amigo mais chegado são formas de manter uma rotina saudável e aprender com o outro. Ouvir o outro é muito importante. 

Cheirar

A aromaterapia é uma das formas mais eficazes para ajudar a combater a dor física e emocional. Um simples óleo essencial de lavanda na almofada ajuda a acalmar e como o cheirinho é maravilhoso, faz-nos adormecer rápido e a sorrir. Ou uma massagem com óleo essencial de hortelã, funcionando como anti-inflamatório natural, ajuda a acalmar as dores corporais. 
O cheiro a madeira a queimar na lareira no Inverno é também super acolhedor quando estamos debaixo das mantas, em casa. 
Na Primavera temos o cheiro das flores a nascer, os campos coloridos, com cheiros cativantes que nos fazem sentir felizes e com energia. 
Um incenso ou uma vela com cheiro a Natal - maça e canela - é outra forma de meditar sentado com foco num objeto. E sabe tão bem nesta altura. 

Saborear

Comer em atenção plena é um ritual que eu amo. Parar para saborear cada alimento é perfeito para descobrir sabores que, quando inconscientes, nem sabemos que existem.
Respirar entre sabores faz bem ao nosso corpo porque facilita a digestão e obriga-nos a comer devagar.
Um bom chá - atualmente ando viciada nos chás da Yogi Tea - promovem o bem-estar e dessa forma também obriga a beber quem, como eu, não gosta muito de beber água. 
Para os mais atrevidos, não podemos esquecer o prazer de um bom chocolate quente! Imaginam não sentir o paladar do chocolate? 

Se houver alguém que não tenha ideias para escrever no caderno da gratidão, aqui estão 5 razões para agradecer:

Posso ver o Mundo 
Posso sentir a textura das Coisas
Posso ouvir os pássaros na rua
Posso cheirar o chá de hortelã
Posso saborear o chocolate

Eu agradeço todos os dias. E vocês? 
A.V.

Celebrando o Amor-Próprio

Hoje vai ser um dia maravilhoso! 🌼


* Coloca o despertador para 10 minutos mais cedo do que o habitual ⏰

* Lembra-te de sorrir logo ao acordar 😊

* Olha ao espelho e diz "Eu sou capaz!" 💪

* Oferece-te um pequeno-almoço completo 🍌

* Veste-te bem só para ti 👗👞

* Elogia alguém durante o dia 🙋

* Saboreia um café quente - e até podes comer um doce se quiseres ☕

* Lê umas páginas de um livro 📘

* Dança ao som de uma música divertida 💃

* Desliga a televisão e afasta-te do telemovel 20 minutos antes de ires para a cama 
📵

* Tira 10 minutos antes de dormir para meditar 
💤

* Escreve sobre 3 coisas pelas quais estás grata/o no dia de hoje 🙏


P.S. Imprime este post e cola na parede, onde o possas ler todos os dias. Acredita em ti! Tu tens valor e mereces tudo! Está tudo bem exatamente como está! Todos os desafios servem para nos ajudar a crescer e a valorizar o que somos e o que temos! E temos tanto... E somos tanto... Confia! ❤

Beijos.
A.V.

Música da semana

Hey - Pixies - 1989

"Hey Been trying to meet you Hey, must be a devil between us Or whores in my head Whores at the door, whore in my bed But hey Where have you Been?"

Achas que te conheces? Põe-te à prova e reflete - Respostas da Almofada

Em resposta ao post do dia de ontem. Aqui vai:  

Já paraste para pensar hoje? Divide por temas e reflete: 

A tua carreira
* O que gostas realmente de fazer?
Escrever e falar para e com pessoas. É o que mais gosto e felizmente é o que faço também na minha vida profissional.

* Estás feliz com o teu trabalho atual?

Sou muito feliz no meu trabalho. Faço o que amo e não podia estar mais grata.

* Se não tivesses de “ganhar dinheiro” o que farias no teu dia-a-dia?
Faria exatamente a mesma coisa que faço mas sem a parte da joalharia. Aconselhava pessoas, partilhava sorrisos e aprendia com toda a gente que cruza no meu caminho.

Finanças
* Como te sentes em relação ao dinheiro?
Nunca tive uma boa relação com o dinheiro. Não gosto de pensar muito nisso mas vivo com o mínimo para sobreviver. Todo o restante que entra na conta é bonus para guardar. 

* Pensas em ter algum trabalho extra?
Já tive um trabalho extra como massagista. Atualmente está parado devido ao Covid e à atual falta de espaço e condições para fazer as massagens. Hei-de voltar à carga mal possa!

* Como estás a gerir as tuas contas?
Tal como disse anteriormente, vivo com o mínimo e qualquer valor acima do mínimo é para colocar de lado e criar assim o meu império. Aos poucos isto vai!

Lazer
* O que gostas mais de fazer?
Quando não estou a trabalhar ou a dormir, geralmente, ou estou a ler ou estou a escrever. Ver filmes de culto, inteligentes e aqueles romances lamechas também fazem parte da rotina quando o corpo pede sofá!

* Tens algum hobby ou praticas algum desporto?
Sem dúvida que o meu hobby é este blogue. Não ganho qualquer dinheiro ou reconhecimento aqui (nem me interessa), mas é o que faço no meu tempo livre e o que mais amo fazer. Escrever.
Quanto a desporto... levar o cão à rua conta como desporto?!

* Para onde gostarias de ir nas próximas férias?
Se falarmos do Mundo, Macau é o primeiro da lista. Itália vem a seguir. Quanto ao meu Portugal, estou desejosa de voltar ao Alentejo que tanto amo!

Saúde
* Tens feito exames de rotina?
Hmm... com a vinda do covid também eu parei com as consultas de rotina ao útero (já fui operada 2x e preciso sempre de ver se está tudo bem). Aguardo ser chamada de novo mas sei que estou bem e conto só ir de novo em Maio de 2021. Mas, ainda assim, estou a tentar aguardar que tudo fique mais calmo para fazer de novo exames de rotina (analises e afins).

* Sentes-te bem e saudável?
Sim, sinto-me bem e só tenho a agradecer por estar bem de saúde.

* Como cuidas da tua saúde?
Mantenho uma alimentação equilibrada, reforço o meu sistema imunitário com vitaminas e tento apanhar sol todas as manhãs.

Relações
* Como te sentes quando estás com o teu namorado?
Estando no início de uma relação é tudo novo mas também é tudo lindo. Estou muito feliz com ele e estamos a criar uma história muito bonita!

* Se estás sozinha/o, como te relacionas contigo mesma/o?

Não preciso ser solteira para querer estar comigo mesma de vez em quando, e ele sabe disso. Preciso muitas vezes de tempo para mim a sós.

* Já mandaste mensagem ao teu grande Amigo hoje?

Sim. Sempre que posso, troco mensagens com os meus amigos mais chegados (mesmo aqueles que não moram tão perto de mim).

Pessoal 
* Quanto tempo paras para pensar em ti?
Medito muito, gosto de me conhecer e, sempre que posso, páro para respirar e agradecer o facto de estar viva e bem comigo e com os meus.

* Praticas o Amor-Próprio todos os dias?
Todos os dias. Mesmo quando estou em “dia-não”, tento mudar o pensamento, olhar no espelho e dizer “És linda. Amanhã passa.”

* Como te vês?

Numa palavra: delicada.

Querem partilhar comigo o vosso questionário?
Podem responder nos comentários mas se não quiserem que partilhe para o público - como acontece muitas vezes - avisem que apenas eu vejo o comentário e respondo para o email que me enviarem! ❤

Beijos.
A.V.

Terça-feira com dica - Achas que te conheces? Põe-te à prova e reflete

A rúbrica de terça-feira está de volta com as dicas fáceis para um estilo de vida mais saudável! 

Na última terça-feira falei sobre 4 pontos muito importantes para manter uma vida mais saudável: alimentação equilibrada, exercício físico, meditação e amor-próprio. Estes são os pontos cruciais ao nosso bem-estar. Sem este equilíbrio ficamos com mais facilidade de ficar desanimados ou até doentes. 

Hoje partilho uma lista que fiz há algum tempo atrás - coisas encontradas "naquela gaveta" - e que na altura me ajudou no auto-conhecimento. Quem nunca fez aquele questionário sobre "qual a minha cor favorita?" ou "qual qualidade mais me define?"... Desde pequena que adoro esse tipo de jogo! 

(Só um àparte)
Sem querer fazer publicidade gratuita, mas fazendo, a Mr. Wonderful tem uns jogos de cartas super espetaculares para a família e para a melhor amiga! Eu tenho os dois e adoro! aqui 

Aqui vai o meu questionário adaptado:

Já paraste para pensar hoje? Divide por temas e reflete: 

- A tua carreira

* O que gostas realmente de fazer?
* Estás feliz com o teu trabalho atual?
* Se não tivesses de “ganhar dinheiro” o que farias no teu dia-a-dia?

- Finanças

* Como te sentes em relação ao dinheiro?
* Pensas em ter algum trabalho extra?
* Como estás a gerir as tuas contas?

- Lazer

* O que gostas mais de fazer?
* Tens algum hobby ou praticas algum desporto?
* Para onde gostarias de ir nas próximas férias?

- Saúde

* Tens feito exames de rotina?
* Sentes-te bem e saudável?
* Como cuidas da tua saúde?

- Relações

* Como te sentes quando estás com o teu namorado?
* Se estás sozinha/o, como te relacionas contigo mesma/o?
* Já mandaste mensagem ao teu grande Amigo hoje?

- Pessoal

* Quanto tempo paras para pensar em ti?
* Praticas o Amor-Próprio todos os dias?
* Como te vês?

Num próximo post partilho as minhas respostas atuais! Até lá. 
Beijos.
A.V.

Suit Up! - Cuida de ti! Mesmo estando em casa.

Domingo - dia de ronha!💤

Algo interessante que descobri ao estar fechada em casa muito tempo - já não me lembrava como era, confesso - é a necessidade de estarmos vestidos durante o dia. Acordei cedo mas só me senti realmente acordada quando tirei o pijama.

Quem está em casa, em confinamento, em isolamento profilático, sem sair por mil e uma razões, o acto de se vestir é crucial para o bem-estar de uma pessoa.

O banho para mim é essencial para acordar. Mudar o pijama para algo mais confortável para estar em casa é uma decisão importante porque dessa forma, o cerebro sabe que já não estamos em modo ronha. 

Um dia de ronha é bom, mas vários dias seguidos, não é de todo saudável.  

Já pensaram nisso?

Sábado. Dia de fazer pouca coisa

Sim, tenho coisas para fazer. Mas não vou fazer muito. 

Hoje é dia Dolce Far Niente

Beijos.
A.V.

Sensibilidade de uma florzinha...



Portugal prepara-se para fechar. 

Senti um arrepio ao ir à porta da loja ver como estava a cidade. 
Senti quase que uma vontade de chorar pelo meu país. 
Senti uma dor extrema por todos. 

Vi pessoas a correr com as compras finais de quem se prepara para ficar em casa.
Vi uma mãe a explicar a um filho que "está na hora de ir para casa". 
Vi carros a passar rápido porque a hora do fecho aproxima-se. 

Portugal lindo do meu coração... que tudo se cure. Que tudo fique bem. 
Juntos conseguimos passar esta fase menos boa. 
Vai correr tudo bem. ❤

Os meus ingredientes necessários para um fim-de-semana com recolher obrigatório

Olha para o que eu digo mas também para o que eu faço.

Aproxima-se o primeiro fim-de-semana com recolher obrigatório a partir das 13h. Enquanto que as pessoas tentam arranjar desculpas para sair, eu tento encontrar ideias giras para aproveitar o fim-de-semana em casaSairei às 13h do trabalho amanhã e não tenciono sair de casa até à próxima segunda-feira a não ser para passear o Marley.
Ora, mesmo estando em casa dois dias seguidos, vou fazer com que seja um fim-de-semana divertido e produtivo também.


Com o novo namorado nem sempre estou ao fim-de-semana em casa, mas como não queremos quebrar regras, decidimos, cada um, ficar na sua casa nestes dias. É menos um carro a andar na estrada (a ir buscar e/ou levar) e são dois dias para podermos estar cada um no seu canto que também faz falta numa relação.

Como todos deveriamos fazer, preparei durante a semana todos os ingredientes necessários para um fim-de-semana EM CASA.

* Abasteci-me de pellets suficientes para a salamandra – vai estar ligada nos dois dias.
* Fiz uma lista e comprei os ingredientes para fazer um bolo com farinha de côco.
* Tenho mais um creme para o tratamento facial mais demorado que já tinha dito que ia fazer e ainda não fiz.
* Tenho 2 livros de cabeceira para continuar a ler.
* Tomei a decisão de tirar pelo menos 2 a 3 horas deste “descanso forçado” para arrumar a casa – a fundo. Não está suja, mas há sempre “aquela gaveta” e o pó infinito que ainda existe após as obras.



Hoje, sexta-feira 13, é só chegar a casa após o trabalho e descansar. Fazer aquele jantar típico familiar - a três - em casa e deitar cedo porque amanhã também é dia de trabalho. E após isso, recolher.

Não é recolher MAS ir a qualquer lado desnecessário só porque queremos sair de casa. 
É recolher. Ficar em casa. É assim tão difícil?!

Fiquem em casa! Por vocês. Pelos vossos. Por todos. 

A.V.

Vai ser um fim-de-semana de comes e bebes em casa


Moro numa casa térrea, linda e acolhedora no centro da cidade mas, que não tem vista para lado nenhum a não ser a rua estreita cheia de casas à volta. Não há zona exterior. Não há jardim. Não há nada. Por isso, se não formos criativos em casa, daremos em malucos! #foodporn #pinterest 

Vou ficar uma "pro" a ornamentar tabuas de frios! 🍳🍴

Em busca da voz interior - aquela vozinha que aconselha e se não a ouvimos ela volta a falar só para dizer “eu avisei”

Somos seres racionais mas também somos seres intuitivos. Quem pratica o auto conhecimento de forma consciente sabe que há uma vozinha cá dentro que nos vai falando e alertando para seguirmos o melhor caminho. Nem sempre a ouvimos, é um facto, mas ela existe! Nem que seja para "gritar" ao ouvido "Eu avisei!"

Muitas vezes achamos que devemos ouvir a nossa cabeça antes do coração. O problema é que nem sempre funciona. Por vezes - muitas vezes - é necessário ouvir - de forma muito atenta - o que o nosso coração diz. Devemos ouvir essa vozinha interior que nos alerta sobre alguma coisa que estamos a pensar ou nos coloca uma rede, tipo obstáculo, para evitar que façamos asneira devido à nossa impulsividade.

Esta vozinha não é um pensamento consciente. É algo que surge de forma espontânea e inconsciente. A unica coisa que podemos fazer é captá-la. Não dá para controlar. Apenas dá para absorver. E, com prática, há formas de estar atento à nossa intuição. Aqui vão algumas: 

-) Sente! Usa e abusa dos teus sentidos! É o passo mais importante para te conheceres melhor.
Pára uns minutos só para sentir em atenção plena. Se nunca o fizeste, vais ver como a tua percepção de tudo vai mudar com o tempo!...

-) Ouve-te! Atenta as tuas palavras e ouve o que dizes. A ti e aos outros. De forma imparcial mas atenta! Vais descobrir imenso sobre ti se aprenderes a ouvir! E poderás corrigir no caso de seres muito crítico/a contigo - aconteceu comigo. 

-) Pratica atenção plena! Em tudo! Em qualquer circunstância, lembra-te de parar, pelo menos dois minutos, só para usufruir do momento presente! Foca-te! E saboreia o bom que é estar vivo!

-) Medita! Sei que pareço sempre repetitiva mas quando descobrirem o quão bom e saudável é, vão me agradecer depois! 10 minutos apenas! Só para "ser e estar" por um momento. 

-) Valoriza-te! E ao te valorizares, vais aproximar pessoas que também te valorizam! Isso sente-se! A tal voz interior avisa quando estás em boa companhia ou não... acredita!

Com prática ficará natural. Dá-se como um "click" quando essa intuição chega e podemos ficar uns segundos a pensar nisso e a questionar... é exatamente para isso que serve a Voz Interior. 

Já ouviram a vossa? Contem-me tudo! 

Beijos.
A.V.

Música da semana

Zeca Baleiro - O Amor é Invenção - 2016

"você diz que o amor é invenção do cinema e da canção você diz que o amor foi feito pra vender pacotes de emoção como se vende um cruzeiro a cancún viagens que nos levam a lugar nenhum como se vende o luxo de um apartamento pra abrigar a dor sob o mesmo cimento"

Terça-feira é dia de dica cá no cantinho - 4 Dicas Positivas

A rúbrica de terça-feira está de volta com as dicas fáceis para um estilo de vida mais saudável! 

É muito fácil manter um registo simples e saudável no nosso quotidiano e, vivendo de forma consciente, conseguimos ser ainda mais felizes, mais calmos e ainda ter mais saúde! Ora atentem: 

__ A alimentação é o mais importante a ter em conta.
Ouve-se dizer muitas vezes que "somos aquilo que comemos" e é mesmo assim que acontece. O corpo, ao ingerir alimentos saudáveis, cria defesas no organismo contra várias doenças. O contrário acontece se comermos porcarias como gorduras, açucares ou bebermos demasiado álcool. Leiam este artigo e vejam a reportagem também porque, mesmo sendo de 2015, continua super atual. 

__ Faz exercício para te sentires bem e não magro/a.
O truque para gostarmos de fazer exercício, caminhar, praticar yoga ou correr é gostarmos realmente do que estamos a fazer e sentirmo-nos bem ao fazê-lo. Se sentirmos que estamos a caminhar por "obrigação" ou com psicose para emagrecer, não vamos voltar a caminhar no dia seguinte porque a sensação não é boa e, por isso, não vamos querer repeti-la. Por exemplo, ao caminhar depois do jantar, olha para a lua ou para as nuvens no céu ou então aprecia pelo caminho a dança das sombras das árvores. Verás como é terapeutico! E estarás a fazer exercício sem dares conta! Ou então, outro exemplo, ao fazer yoga em casa, coloca a tua musica calma preferida a tocar! Vais respirar melhor ainda! E acima de tudo sorri sempre!   
 

__ Não é preciso imitar as fotos do Instagram quando fores meditar.
Já me ri muito por causa disto. Por vezes estou calada em meditação e o meu namorado não se apercebe. Ele acha que temos de estar sentados em pose para meditar... e eu acho imensa piada a essa falta de conhecimento. Algo tão natural em mim tem de lhe ser ensinado... 
Meditar não é só sentar e fazer pose. É muito mais do que isso. Para mim é um 
modus vivendi. Medito a caminhar, medito na fila do supermercado, medito na cama... Basta sabermo-nos atentos ao momento presente e já estamos a meditar. É simples assim! Gosto muito das meditações guiadas do site da Rituals - aqui  - e há mil e uma meditações e musicas calmas no universo do Youtube! Basta procurar! 

__ Os outros são bons mas tu também és. Valoriza-te.
Para vivermos de forma plena, saudável e feliz basta que nos valorizemos como seres humanos que somos. Temos defeitos, emoções estranhas, dias menos bons! Todos! Sem exceção! Nem a mulher do Cristiano Ronaldo tem a vida perfeita! O melhor a fazer, em vez de comparar e/ou criticar, é valorizar a nossa pessoa! Amarmo-nos tal como somos e aceitarmo-nos em pleno. É esse o truque de uma vida mais feliz e plena! Só isso! As outras pessoas conseguem, tu também! Mas se o teu ritmo é diferente, está tudo bem! Valoriza-te! Tudo fica melhor quando nos aceitamos tal como somos e fazemos por ser melhores por nós mesmos!


Podes ver a dica da semana passada aqui  Próxima terça há mais 💓
Beijos.
A.V.

Uma rotina que não quero mudar

Já disse antes que me sinto em modo rotineiro e mesmo que tenha já começado a inventar coisas novas para fazer em casa - algumas delas aqui - há outras rotinas que preferi manter porque têm feito com que os meus dias sejam mais calmos! 

Aqui vai a minha rotina diária (que não tenciono mudar): 

Manhã

* Coloquei o despertador para 10 minutos mais cedo. Bastam 10 minutos para fazer a diferença.
* Começo o dia com um grande copo de água.
* Tomo atenção plena ao pequeno almoço. Sinto cada sabor de cada alimento. Devagar.
* Visualizo o meu dia. Idealizo como vai ser: calmo, sem preocupações, vai passar rápido, vou fazer isto ou aquilo... uso a imaginação no lado positivo.

Tarde

* Faço uma caminhada depois do trabalho.
* Não me sento logo no sofá. E como trabalho sentada, faz me sentir melhor com o meu corpo. 
* Com a salamandra nova lá em casa, tomo um bom banho quente e visto algo leve. A minha Casa está tão quentinha! Já não preciso de roupa polar e robes compridos! 

Noite

* Evito o café. Agora aderi ao chá à noite. Que bem que se sabe!
* Coloco o telemóvel de parte e descanso a vista. 
* Leio umas páginas de um livro - atualmente estou a ler - O Clube das 5 da Manhã.
* Medito sempre uns minutos antes de ir dormir.


E vocês? Que rotina têm no vosso dia-a-dia? Contem-me tudo!

Beijos.
A.V.

Dia da Consciencialização do Stress

Hoje é Dia da Consciencialização do Stress segundo partilha o SNS - Serviço Nacional de Saúde no Twitter. 


Nesta época que vivemos, onde paira a pandemia e o medo global, o alerta para casos de ansiedade e stress aumentou caoticamente. O tão famoso medicamento Victan esteve esgotado durante meses. As pessoas continuam há meses a viver com medo e não há data definida para quando é que isto acaba. Isto tudo gera stress, medo, ansiedade e até panico. Devemos saber lidar com essas emoções e fazer um esforço para que não nos afete da pior maneira. 

Já falei sobre o stress em plena pandemia neste post e neste também como forma de encontrar soluções que ajudem no combate à ansiedade. Eu também sou ansiosa e, tendo uma mãe com problemas respiratórios, ando também com o coração nas mãos. 

MAS...

Se TODOS fizerem um esforço e se TODOS se entreajudarem neste momento, JUNTOS conseguiremos fazer com que os casos diminuam e as mortes por covid deixem de ser assustadoras. 

Reforço aqui o que já escrevi anteriormente: 

Cada um de nós deve proteger-se.
Cada um de nós deve manter o distanciamento por mais que custe estar longe da família ou dos amigos.
Cada um de nós deve usar máscara na rua pois não sabemos quem passa ao nosso lado.
Cada um de nós deve ceder a passagem nas ruas estreitas. 
Cada um de nós deve evitar ir para a esplanada. 

Não custa nada desviar, ceder passagem na rua e usar máscara.
Não custa nada ficar em casa - leiam estas dicas e usem a vossa imaginação. 

Com calma, tudo se vai resolver. Com positivismo, isto vai acabar o mais depressa possível. 
Basta que cada um faça a sua parte. 

Cuidem-se por favor!
Beijos.
A.V.

For your information:

Tradução da imagem:
"Não é real ser feliz todo o tempo, independentemente das frases motivacionais que a Internet diz"

 Fica o aviso caso ainda não saibam.

5 formas de evitar a rotina nesta fase de pandemia

Estas semanas estão a passar tão rápido que sinto que não tenho feito nada de jeito. Vivemos numa fase de casa-trabalho-casa e a rotina do dia-a-dia torna os dias mais rápidos. Não é mau, mas eu, que gosto de fazer coisas novas, sinto-me estagnada e a viver de forma automática. 


Tenho vindo a pensar com os meus botões em formas de evitar sentir-me em modo-rotina. Partilho aqui algumas ideias que tive para não me sentir a fazer sempre a mesma coisa.   

__ Fazer bolos
Aquele cliché da pandemia. Sim, sou dessas. Comprei farinha e ingredientes para fazer bolinhos e queques à noite, em casa. 


__ Arrumar aquela gaveta
Quem é que não tem uma gaveta da confusão? Eu tenho! A gaveta onde colocamos tudo o que queremos "arrumar depois". Vou pegar nessa gaveta na próxima semana!

__ Ler livros
Esse já é um vício que tenho há anos. Mas agora decidi variar entre poesia e prosa. No meu cantinho da meditação tenho o livro de sonetos da Florbela Espanca. Abro uma página ao calhas e delicio-me com as palavras dela. 


__ Fazer um curso online
Cada vez mais há cursos online sobre todos os temas. Sejam gratuitos ou com valor simbólico, quase todos têm horário pós-laboral, por isso torna-se fácil aprender algo novo sempre que quisermos. 

__ Fazer uma máscara facial
Não há hipótese agora de dizer que não há tempo. Há tempo. Entre casa e trabalho, agora nem vou ao café à noite! Em casa, no quentinho do lar e de pijama confortável, vou colocar aquelas películas na cara e cuidar de mim!

P.S. - Entretanto, há dias atrás, peguei numa enciclopédia guardada em casa! Há quanto tempo não pegam num calhamaço desses? Que saudades de pesquisar temas para a escola nesses grandes livros de conhecimento! Onde andam as vossas? Já se lembraram de ir lá folhear como nos outros tempos?


Contem-me tudo! O que inventam para que esta pandemia não vos faça ficar loucos? 😵

Beijos.
A.V.