Tal como disse antes que o faria, esta semana aproveitei ao máximo cada momento livre. Descansei pouco é uma verdade, trabalhei muito o que é muito bom e comi mais do que devia, é um facto a aceitar, mas fiz tudo o que queria!! Estava a precisar de me desorganizar um bocadinho para depois dar um grito bem alto e recomeçar tudo de novo. Estamos quase em Setembro!!!!! 🙏💙
Setembro é para mim como um início de ano novo. É época de rituais e balanços. É mudança de roupa do armário, é colocar um cobertor mais quente porque as noites começam a ficar mais frias, é preparar os livros novos para ler porque voltamos a ficar em casa mais tempo, é escolher um chá novo para experimentar... Para mim Setembro é renovação, recomeço e reciclagem. Pensamentos, postura de viver, rotinas... tudo é colocado em causa e renovado sempre que necessário. 🍂
Confesso mesmo que o mês de Setembro é quase o meu mês favorito do ano; assim como o Outono é quase a minha estação favorita. (levo quase 33 anos a tentar descobrir qual o mês e a estação que prefiro e ainda não sei qual ganha!...gosto de todos!)
Em Setembro tudo cai e renasce. E eu vou seguindo o ritmo e apreciando cada segundo dessa mudança.
Falei recentemente com alguém que, tal como eu, acredita que as pessoas deveriam viver mais conscientes e mais atentas ao que se passa em nosso redor.
Eu noto logo quando a primeira folha da árvore começa a ficar amarela! As pessoas só notam que a folha está amarela quando ela cai! ... 🍃
Viver consciente faz com que possamos apreciar todo um processo de Vida que se estivermos em piloto automático nem damos conta que existe. E como dizem os antigos por aqui: "daqui a nada é Natal!" - dizem isso porque andam distraídos... São os meses do ano que mais rapidamente passam... já deram conta disso?
Sim! Será Natal em breve se não vivermos o presente! Será Natal rapidamente se estivermos em automático e não apreciarmos os momentos do agora. Será Natal se não vivermos até darmos conta que "ah...já é Natal!"
E os meses antecedentes ao Natal? Outubro e Novembro? Época do Magusto, das castanhas, do frio e das chuvas iniciais que nos deprimem... Faz parte! Ou as caminhadas à praia para ver o mar escuro a igualar o céu... Estas coisas acontecem entre Setembro e o Natal!
E até ao Natal ainda vem o amarelar da árvore, o vento mais frio nas noites que chegam mais cedo, o cobertor em cima da cama porque já não está bom só para um lençol, os casacos mais quentes saem do armário a pouco e pouco, bebemos mais chá, ficamos mais tempo a ver TV e entretanto começam as novelas novas!
(já reparam que as novelas começam em setembro, exatamente porque é nessa altura que nós retomamos à TV??)
Vivemos num curto espaço de tempo numa esfera que se renova e modifica a cada segundo. Cada segundo perdido no Nada faz com que nos esqueçamos de viver...
Quantos segundos já perdemos? Quantas horas já vivemos sem saber que estamos cá? Quantos dias já perdemos sem agradecer a oportunidade de estar aqui? E quantos anos mais ainda vamos perder se não vivermos ao máximo este milagre que é a Vida?
Pensem nisso. E digam coisas se quiserem ❤
Beijos.
A.V.
Sem comentários:
Enviar um comentário