Pesquisar neste blogue

Halloween


 

Vamos falar sobre valores e prioridades e a importância de os conhecer bem

Quando sabemos o que queremos da nossa Vida, tudo se torna mais fácil e leve. E tu? Sabes o que queres? 

Não é preciso ter um plano detalhado sobre a nossa Vida no entanto, é muito importante conhecer a fundo os nossos valores e as nossas prioridades pois é exatamente isso que nos define como indivíduo. 


Todos temos qualidades e defeitos. É um facto. Todos temos aquela característica específica (e às vezes irritante) que os amigos costumam saber e comentar que é isso que nos define. Bom ou mau, todos temos. 

Podemos querer viver em 20 países diferentes ou não ter qualquer ninho fixo ou até não ter uma vida estável a nivel amoroso no entanto, se soubermos o que queremos para a nossa vida a nivel de valores e termos vincado no nosso Ser o mesmo modo de pensar e agir, nunca saimos do nosso Caminho. Sempre ouvi dizer que "vás para onde fores, levas-te sempre contigo". E isso é muito certo! O autoconhecimento dá-se estejas onde estiveres! E, seja em que lugar do Mundo for, onde eu penso mais, ainda é numa casa-de-banho! Ah ah ah! 

Para vivermos com clareza, de vez em quando convém fazer perguntas. 

🌺 Conheço as minhas qualidades e defeitos?

🌺 Consigo me definir como indivíduo?

🌺 Quais são os valores que, para mim, mais prevalecem?

🌺 Que prioridades tenho sobre a forma de ver o Mundo? 

Para mim, a base do meu Caminho é o Amor. Quero sempre o bem das pessoas mesmo quando cometo erros, vejo o lado positivo em tudo, peço desculpa, aprendo diariamente a perdoar e a deixar ir. (ler este livro ajudou muito)

Ao mesmo tempo sei que também sou instável emocionalmente comigo mesma (a tal caracteristica que os amigos verdadeiros falam - e que pelos vistos irrita) e por isso mesmo, às vezes - muitas vezes - fico insuportável. Sou essa pessoa que procura sempre aprender sobre psicologia e formas de ver a Vida e isso faz com que eu me confunda até a mim mesma! Mas isto é o que me define! Isto é o que eu sou! E está tudo bem não ser perfeita! Está tudo bem ter defeitos insuportáveis! E está tudo bem fazer perguntas constantemente! E querer partilhar teorias! E querer saber mais!

O que não está tudo bem é querer mudar para agradar os outros. 
O que não está bem é calar-me para não incomodar ninguém com as minhas perguntas existenciais. 
O que não estar bem é não me aceitar assim como sou. Curiosa e emocional. 

Sei bem o que quero e o que não quero na minha Vida mesmo quando questiono se há OVNIS no céu ou discuto se aquela estrela é Marte e não é Venus!...
Sei bem que a minha forma de ser é simples e com muito respeito pelos outros. Ajudo sempre que posso mesmo quando sou avisada que a pessoa me está eventualmente a usar! E quê? Eu ajudo na mesma! Faz parte de mim ser assim e se cair, eu levanto-me!
Sim, sou irritante e tenho um feitio de caca. Porquê? Porque me quero conhecer todos os dias melhor e por isso faço mil perguntas sobre tudo. 

E tu? O que fazes para te conhecer melhor? Responde às perguntas, escreve num papel e define-te! Só assim consegues valorizar quem és e nunca fugires do teu próprio Caminho 💗

Beijos. 
A.V.

Dia Mundial da Poupança - 31 de Outubro

Curiosidade do Dia: 

Hoje é o Dia Mundial da Poupança! A sério que escolhem o dia 31 para celebrar?! 😓 


Usando a Regra 50-30-20

"Segundo a regra dos 50-30-20, a ideia é usar metade do montante para as despesas básicas, 30% para gastos indiscriminados e 20% para uma poupança mensal fixa"."

O site doutorfinanças.pt explica tudo ao pormenor! Vejam aqui.

E vocês? O que fazem para que sobre uns eurinhos ao final do mês? 

Bom fim-de-semana! E sejam poupadinhos! 
Beijos. 
A.V.

Super recomendo este livro!

"Como é que algo que nos é inato e parte integrante do nosso verdadeiro ser pode ser tão difícil de alcançar? Porquê tanta infelicidade, se nos foi dada a capacidade de sermos felizes? Sabe bem ouvir dizer que a paz, a felicidade, a alegria, o amor e o sucesso são intrínsecos ao espírito humano. Mas, então, e a raiva, a tristeza, o desespero, a vaidade, o ciúme, a ansiedade e os pequenos juízos diários que abafam o som primordial do silêncio interior? Existe realmente uma maneira de sermos livres? De amar todos os seres vivos? De viver a nossa grandeza e de cumprir o nosso potencial mais elevado?"


Comprei o meu na Bertrand 

Que livro! Que livro! Que livro!
Este é daqueles livros que lemos do início ao fim e ficamos a pensar horas sobre ele mesmo quando paramos de ler. É aquele tipo de livro que nos toca mesmo mesmo mesmo lá na nossa ferida mais oculta e nos obriga a abrir os olhos. É aquele livro que provoca dores de barriga. É o tipo que livro que eu mais gosto. E já o li todo mas ainda não parei de pensar nas palavras lá escritas. 

Sobre auto conhecimento. Sobre deixar ir. Sobre aceitação... Não! Não vou ser spoiler! Leiam e depois digam se eu tenho ou não tenho razão! 💗😎

Momento de tomar atitudes

Há dias em que é necessário tomar uma atitude perante o que sentimos. Nem sempre é fácil mas quando sabemos o que queremos, tudo se torna menos complicado e quando agimos com o coração, qualquer decisão tomada é a melhor decisão. 


Há dias felizes. Hoje é um desses dias. Não podia pedir mais do que o Universo já me dá. 
Gratidão imensa. 

E vocês? Já agradeceram hoje? ❤❤

Beijos.
A.V.

Momijigari - o acto de olhar para as folhas no outono

"Há uma palavra japonesa para a observação da folhagem no outono: momijigari." 

Encontrei esta frase por acaso. Por acaso? Hmm... não acredito em acasos por isso acho que era mesmo para eu ler hoje logo pela manhã! Se há coisa que eu amo é olhar para as folhas das árvores. Vê-las crescer, cair, mudar de cor, mexer... faz parte de mim desde que me conheço ter essa observação e absorção da Natureza. Hoje descubro que tem um nome específico no Japão. 


Nesta época do ano as alterações são claras! As cores mudam quase a cada dia e a paisagem de hoje nunca é a mesma mesmo quando passas no mesmo sitio no dia a seguir e a seguir e a seguir. Aí vemos a impermanência de Tudo. 

🍂🍂 🍂 🍂🍂🍂🍂 

Observar o que está ao nosso redor faz parte do mindfulness que é algo que pratico há alguns anos e me faz sentir mais consciente em relação a tudo o que está à minha volta. Saber que nada é igual por mais rotineiros que possamos ser é a magia deste Caminho maravilhoso. Nada é fixo. Nada é permanente. E as folhas das nossas árvores são a prova mais óbvia disso mesmo. 

🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄 

* Disfrutem nos caminhos higienicos. 
* Dêem uma volta ao quarteirão, de máscara e bem agasalhados. 
* Olhem à vossa volta. 
* Façam igual no dia seguinte e procurem as diferenças.
* Sintam a magia. 

Beijos. A.V.

Momento de recolher

Há dias assim. Dias que acordas com vontade de passar mais 24 horas debaixo dos lençois. Hoje é um dia desses... mas claro que tive de trabalhar!...
Custa sair da cama mas quando se ama o que se faz, tudo fica mais fácil!

Vou dar início à minha folga com um livro. E uma sesta. E um filme depois talvez. E silêncio.

Depois, só depois do "me-time" é que vou namorar. Porque por mais que esteja feliz (e muito) com alguém, eu estou sempre em primeiro lugar ❤ 

Bom fim-de-semana minhas bolachinhas de aveia!

Beijos.
A.V.

É a falar que a gente se entende




Hoje só vos digo que há muito que não me sentia tão feliz. 
Mas convém não dizer muitas vezes... 
Porque as pessoas gostam de ver as outras pessoas bem. 
Mas nunca melhor do que elas... 

Expressa-te.

Quem és tu quando ninguém está a ver? Em que pensas quando estás na solidão do teu Ser? Qual é a tua visão? Como vês o Mundo e o que fazes para ser melhor? Este mau tempo faz pensar. A chuva geralmente clarifica a alma. Sei o que quero. Sei o que não quero. Será que sei mesmo? Há dias assim. Acordas sem saber quem és ou o que fazes aqui. Somos obrigados a definições. Somos obrigados a rotular. Somos? Eu acho que não. Somos instantes. Vivemos num curto espaço de tempo que achamos ser eterno. E afinal, no fim disto tudo, estamos sozinhos. É bom ter alguém com quem partilhar o Caminho. E a Vida. É bom ter alguém com quem ser louco. Deve haver tempo para tudo. Incluindo tempo para nós próprios. Há quanto tempo não tens tempo? Há quanto tempo não meditas? Há quanto tempo não te deitas na cama simplesmente sem fazer nada? Agora estás sempre acompanhada. Fazes tudo sempre com alguém ao lado. É bom? Gostas disso? Ou já estás a sufocar? Sentes falta de ti? Mas sabes que nada mudou e ele sabe que precisas do teu tempo. Talvez sejas Tu quem está a fazer filmes a mais. E a viver a menos. Tens tempo. Só não tens se não quiseres. E tu sabes disso. Porque te queixas então? Porque te queixas tanto? Porque não vives simplesmente? Já pensaste que seria mais fácil se aprendesses a viver mais e a pensar menos? Zau! Toma lá pergunta fatal! Tens o teu tempo. Consegues tudo. Só não consegues se não quiseres... Já paraste para pensar nisso em vez de só pensares em asneiras ou assuntos sem nexo? Quem és tu quando ninguém está a ver? Onde te escondes? Porque foges? Porque crias uma autosabotagem quando estás bem e feliz e só te queixas porque não tens mais nada em que pensar... Já paraste para pensar "realmente" nisso?! Ou só ocupas a tua mente com cocó? E de repende ficamos sem assunto? E de repente não sabemos o que dizer? Ou calamos para não falar o que realmente queremos dizer? Quem está certo? Quem está calado? Quem vai falar primeiro? São as angustias do Ser Humano. São as angustias de simplesmente Ser. Nunca estamos bem e nunca estaremos satisfeitos. A Felicidade é um instante. E a dor faz parte do Caminho. A impermanência do Ser. Estudas sobre isso. Já sabes que amanhã passa. ❤

É nos apertos que se vê quem sim, e quem nunca!

Dei por mim a pensar que esta fase menos boa que o Mundo está a passar, também está a contribuir para que se veja quem precisa de estar perto e quem não precisa de todo de estar. No meu caso o balanço é super positivo. Tenho uma excelente família e os importantes estão cá!

Oiço dizer que as pessoas estão más, mesquinhas e sempre com o ódio ou a crítica nas palavras, mas ao mesmo tempo, também vejo famílias ficarem cada vez mais próximas. Vejo amigos a ficarem mais amigos. Noto a preocupação pelos mais queridos. Há mais telefonemas entre família! E isso é muito importante!

Se olharmos para o lado positivo da situação, notamos isso mesmo. Mais compreensão e mais compaixão para com o outro. Com isto, peço por favor para não darem importância ao que lêem no Facebook ou qualquer outra rede social -  não é aí que se vê como são as pessoas!  


Por outro lado e, infelizmente, também vejo o afastamento de outra gente. Talvez porque cada um prioriza quem mais ama. Amigos de longe enviam mensagens de preocupação e amigos da porta ao lado, não dão qualquer importância se alguém está doente ou não na família... Faz parte. E está tudo bem. 

De certeza que essas pessoas que não se preocupam connosco, vão se preocupar com outras pessoas que lhes são mais prioritárias de preocupação e vice-versa. É assim que funciona. Damos importância a quem mais nos importa. Vendo isso, saberemos valorizar ainda mais quem temos à nossa volta! 

Por aqui só tenho a agradecer quem está. E quem não está é porque não faz falta! 
Amem-se uns aos outros e cuidem-se! 

Beijos. 
A.V.

A semana já começou mas eu ainda estou a pensar no fim-de-semana

A semana já começou com chuva e vento mas eu ainda me sinto dentro da onda de felicidade do fim-de-semana que passou!

O meu pai fez 65 anos e celebramos da melhor maneira possível, em casa. Só os quatro mas foi o suficiente para um fim de semana de arromba! Com direito a balões e tudo! Entre prendas para todos, muita música e arrumações, passamos o fim de semana todo em casa! 😊


Cada vez mais queremos ficar em casa e cada vez menos temos vontade de almoçar fora e/ou andar no passeio. Pedimos comida ao nosso querido Manel do Bota D´Água  e celebramos em família. 

Entretanto, voltei a mudar o meu canto porque ainda não me sinto confortável... ainda não está como quero mas vai ficando cada vez melhor! Finalmente tenho quadros nas paredes! (fotos para breve!)

Não tem sido fácil chegar ao equilíbrio do meu sítio. Até eu ainda me estou a tentar equilibrar com tudo o que me tem acontecido... Mas aos poucos vou decorando o meu ninho e aos poucos vou me sentindo mais familiarizada com todo o espaço e com tudo à minha volta. Agora até tenho mesinha para ver filmes! Vai ficar lindo! Com calma tudo se resolve!


Como tudo na Vida, também estas decorações pós-obras levam o seu tempo, mas acredito que este ano com o Natal quase a chegar - caaalma, ainda faço anos primeiro - a casa vai ficar super maravilhosa para toda a família! 

Haja saúde para podermos viver nela com toda a Felicidade do Mundo! ❤
Boa semana a todos. Cuidem-se!

A.V.

Meditar cura corpo, mente e alma

"Deve sentar-se a meditar durante vinte minutos todos os dias, a menos que esteja muito ocupado. Nesse caso deve sentar-se durante uma hora."
Proverbio Zen

Vivemos entre o "tenho medo" e o "isto não é nada"

Estamos a viver uma pandemia. É um facto. 

Estamos num capítulo da História mundial onde precisamos de ter os cuidados máximos connosco e com os outros. Precisamos de ser muito cuidadosos nesta fase crítica que o Mundo está a passar. 

Todo este stress faz com que possamos perder o nosso equilíbrio emocional. Seja com medo do vírus, medo de ser contagiado ou contagiar, medo da doença, medo do medo. Estamos atualmente a viver com medo. E este medo também nos coloca numa posição mais frágil e vulnerável. Sendo isto tudo uma bola de neve, cabe a cada um encontrar o seu ponto de equilíbrio e proteção. 

Cada um de nós deve proteger-se.
Cada um de nós deve manter o distanciamento por mais que custe estar longe da família ou dos amigos.
Cada um de nós deve usar máscara na rua pois não sabemos quem passa ao nosso lado.
Cada um de nós deve ceder a passagem nas ruas estreitas. 
Cada um de nós deve evitar ir para a esplanada. 

Eu sei que nada disto é fácil. No entanto também vejo o outro lado... Trabalho no meio da avenida principal da minha cidade e vejo umas pessoas aglomeradas e outras a fugirem desses mesmos aglomerados. As pessoas vivem, trabalham, levam os filhos à escola, fazem compras. O Mundo não parou mas estando numa fase tão agressiva e desconhecida como esta, as pessoas deviam ter ainda mais cuidado, pelo menos na rua. 

Com o solinho de inverno que tem estado, algumas pessoas inconscientes vão para a esplanada, sem máscara, sentam-se umas ao lado das outras e conversam como se nada fosse. Eu já não frequento esplanadas! Posso tomar um café rápido, mas não faço sala em lado algum a não ser em casa. 

Tenham cuidado por favor! Isto não está para brincadeiras. Enquanto não soubermos o que isto é realmente, não vale a pena facilitar. Fiquem em casa! 

Viver com Dúvida gera Medo

Não ia escrever sobre isto mas acho necessário desabafar sobre esta "nova realidade". E com os casos a aumentar em Portugal, eu também começo a ficar mesmo preocupada!

Não sei o que é a Covid19. Não sou especialista em vírus e não sei de onde vem isto, como se propaga e quando poderá acabar. Procuro no Google a simples palavra "coronavírus" e sou bombardeada de informação assustadora e variada. Não há ainda nada concreto que explique realmente o que é esta "coisa" e como se combate.

Uns dizem que é uma guerra, outros falam de influência política, outros dizem simplesmente que "foi sem querer" ou "foi um animalzinho na China"... 
Não sei. Não percebo nada. Mas a verdade é que toda a gente está com medo. Eu também. 
O Mundo está em pânico. As pessoas estão preocupadas. Vivemos em constante alerta e ansiedade generalizada. E os casos têm tendência a aumentar...


No meu caso, tenho uma mãe com problemas respiratórios. Uma mãe que, mesmo antes da existência deste vírus, toma a vacina da gripe e fica internada no hospital. (mas tem sempre de tomar a vacina...todos os anos!...)
Tenho uma mãe com um pseudo-hospital em casa - desde nebulizadores, bombas, Atrovent, oxímetros e afins. Tudo nomes estranhos que eu já conheço de perto... Daí esta pandemia me assustar ainda mais. A mim e a todos em casa. 

Todos sabemos que a mamã é a pessoa mais de risco da família e tratamo-la com todos os cuidados sem a deixar sair muito de casa ou apanhar frio. Ainda é nova, tem 62 anos, mas tendo em conta o historial anual de idas ao hospital por causa de simples gripes, ficamos com o coração nas mãos caso apanhe algo mais complexo como este vírus que não se entende ao certo como vem ou como vai.

Viver com a dúvida se podemos ou não contrair este vírus é quase tão grave como estar infetado. Viver com o peso de podermos contagiar quem mais amamos é quase como andar com uma granada nas mãos diariamente. 

Ficamos paranoicos. Lavamos as mãos 557 vezes por dia, fugimos das pessoas na rua, andamos pelas quelhas para não passar por ruas mais movimentadas... 
Todos estamos com medo. 

A questão que coloco é: como saber? 

Como podemos saber se realmente estamos a proteger nos da forma correta? Ler os conselhos da DGS chega? Usar máscara e lavar as mãos chega? 

Já não saímos, já não jantamos fora sem ser na esplanada e longe de todos...
Fomos de férias os 4 para um sítio escondido. cheio de cuidados redobrados, onde não havia muita gente para fugirmos da confusão... até quando isto? Quando vai acabar? Quando saberemos ao certo que realmente nos estamos a proteger? Quando poderemos voltar a ser livres?

Mais info: 
SNS - DGS para aprender 
DGS para tentar cuidar 
Google para confundir

Vai correr tudo bem. É o que dizem... 
A.V. 

Outubro

Hoje é dia de soprar canela... 💨

Que Outubro seja leve... 🍂🎃 

Cuidem-se por favor!

Beijos. 
A.V.