Nunca te esqueças que o essencial à vida é o mais simples que podes imaginar: uma boa alimentação, descanso e exercício equilibrados e uma mente calma. Estes são os quatro grandes pilares da felicidade.
Se algum destes pilares se encontrar em desequilíbrio, a nossa vida começa a gritar por socorro e algo deve ser feito. Viver de forma consciente é exatamente isto: saber quando o nosso equilíbrio não está a 100% e saber como mudar isso.
Eu sigo a minha vida com estas quatro leis:
- Comer bem
- Descansar o necessário
- Movimentar diariamente
- Viver uma vida com calma
Nem sempre é fácil viver em equilíbrio. Ou porque a preguiça surge e não vou caminhar, o meu corpo limita-se a aceitar o sofá e a vontade de fazer exercício desvanece. Ou então, porque vou jantar fora e como algo mais exagerado e sei que a minha saúde vai se abalar por uns momentos.
É normal que isto aconteça. O equilíbrio da vida é isto mesmo. Tão natural como a respiração. Umas vezes estamos conscientes que respiramos - por exemplo durante uma meditação - e noutros momentos esquecemo-nos de cuidar de nós e lá vem o corpo gritar por ajuda. E está tudo bem que assim seja.
Devemos evitar o desequilíbrio constante.
É necessário optarmos por escrever numa agenda, por exemplo, o que vamos comer durante a semana. Dessa forma, sabemos, se comermos algo que não nos caiu bem, qual o alimento a evitar. Tem sido assim que estou a descobrir certos alimentos que antes era tolerante, mas, hoje em dia, já não sou.
Outra estratégia é contrariar o corpo quando este não se quer mexer. Se estou com vontade de ficar no sofá, calço as sapatilhas - contrariada - e penso: "é só meia hora". E vou! E acabo por gostar e aproveito o momento.
Em relação a dormir bem, este tema ainda é tabu. Cada pessoa é uma pessoa e se o nosso Presidente Marcelo só tem de dormir 4 ou 5 horas por dia, eu não sobrevivo sem conseguir dormir pelo menos 7! Cada um é como cada qual e cabe a cada um descobrir-se!
Ouvir o nosso corpo é extremamente importante. Ele fala sempre connosco e nós só temos de o saber ouvir. Quando nos descobrimos, vivemos a vida dos nossos sonhos. Nunca estamos a fazer nada que não queiramos fazer, não vamos mais procrastinar e tudo na vida flui da melhor maneira possível.
E é tão bom viver assim. Todos deviam experimentar! ❤❤❤
Com amor,
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário