Pesquisar neste blogue

Vamos falar sobre valores e prioridades e a importância de os conhecer bem

Quando sabemos o que queremos da nossa Vida, tudo se torna mais fácil e leve. E tu? Sabes o que queres? 

Não é preciso ter um plano detalhado sobre a nossa Vida no entanto, é muito importante conhecer a fundo os nossos valores e as nossas prioridades pois é exatamente isso que nos define como indivíduo. 


Todos temos qualidades e defeitos. É um facto. Todos temos aquela característica específica (e às vezes irritante) que os amigos costumam saber e comentar que é isso que nos define. Bom ou mau, todos temos. 

Podemos querer viver em 20 países diferentes ou não ter qualquer ninho fixo ou até não ter uma vida estável a nivel amoroso no entanto, se soubermos o que queremos para a nossa vida a nivel de valores e termos vincado no nosso Ser o mesmo modo de pensar e agir, nunca saimos do nosso Caminho. Sempre ouvi dizer que "vás para onde fores, levas-te sempre contigo". E isso é muito certo! O autoconhecimento dá-se estejas onde estiveres! E, seja em que lugar do Mundo for, onde eu penso mais, ainda é numa casa-de-banho! Ah ah ah! 

Para vivermos com clareza, de vez em quando convém fazer perguntas. 

🌺 Conheço as minhas qualidades e defeitos?

🌺 Consigo me definir como indivíduo?

🌺 Quais são os valores que, para mim, mais prevalecem?

🌺 Que prioridades tenho sobre a forma de ver o Mundo? 

Para mim, a base do meu Caminho é o Amor. Quero sempre o bem das pessoas mesmo quando cometo erros, vejo o lado positivo em tudo, peço desculpa, aprendo diariamente a perdoar e a deixar ir. (ler este livro ajudou muito)

Ao mesmo tempo sei que também sou instável emocionalmente comigo mesma (a tal caracteristica que os amigos verdadeiros falam - e que pelos vistos irrita) e por isso mesmo, às vezes - muitas vezes - fico insuportável. Sou essa pessoa que procura sempre aprender sobre psicologia e formas de ver a Vida e isso faz com que eu me confunda até a mim mesma! Mas isto é o que me define! Isto é o que eu sou! E está tudo bem não ser perfeita! Está tudo bem ter defeitos insuportáveis! E está tudo bem fazer perguntas constantemente! E querer partilhar teorias! E querer saber mais!

O que não está tudo bem é querer mudar para agradar os outros. 
O que não está bem é calar-me para não incomodar ninguém com as minhas perguntas existenciais. 
O que não estar bem é não me aceitar assim como sou. Curiosa e emocional. 

Sei bem o que quero e o que não quero na minha Vida mesmo quando questiono se há OVNIS no céu ou discuto se aquela estrela é Marte e não é Venus!...
Sei bem que a minha forma de ser é simples e com muito respeito pelos outros. Ajudo sempre que posso mesmo quando sou avisada que a pessoa me está eventualmente a usar! E quê? Eu ajudo na mesma! Faz parte de mim ser assim e se cair, eu levanto-me!
Sim, sou irritante e tenho um feitio de caca. Porquê? Porque me quero conhecer todos os dias melhor e por isso faço mil perguntas sobre tudo. 

E tu? O que fazes para te conhecer melhor? Responde às perguntas, escreve num papel e define-te! Só assim consegues valorizar quem és e nunca fugires do teu próprio Caminho 💗

Beijos. 
A.V.

Sem comentários: