Pesquisar neste blogue

Do meu Top 5 : Pedro Almodôvar

"Pedro Almodôvar Caballero (Calzada de Calatrava, 25 de Setembro de 1949) é um cineasta, actor e argumentista espanhol. Ao longo da sua carreira, já recebeu inúmeros prémios, entre eles dois Óscar, dois Globo de Ouro,quatro BAFTA, além de outros quatro prémios no Festival de Cannes."

Comecei a ver os filmes deste senhor a partir do filme de 1999 - "Tudo Sobre Minha Mãe". A partir deste, posso dizer que já vi todos os seguintes de Almodôvar e sou realmente fã dele e do seu tipo de cinema. Sempre ligeiro tratando qualquer tema com uma subtileza que nunca desilude. As cores que usa são sempre vivas - amo isso, o cenário está sempre super detalhado, o enredo é sempre bom e no fim deixa sempre a pensar, que é o ponto que mais gosto num filme. Tem de me por a pensar sobre isso senão, não é um bom filme para mim!


 

O ano passado saiu o seu mais recente filme: "Dor e Glória". Só tive oportunidade de ver neste fim de semana. Trata sobre um cineasta experiente e vivido de nome Salvador Mallo que passa por uma crise de dor constante, depressão, solidão e muita inspiração também. Relembra momentos passados da sua vida e tenta resolver as suas angustias. 

O papel é interpretado pelo magnífico António Banderas que venceu o prémio de interpretação masculina em Cannes 2019! Só posso concordar com a vitória tendo em conta a brilhante prestação do mesmo. (note-se que o Festival de Cannes este ano foi cancelado devido ao coronavirus, havendo apenas seleção de filmes.)

"Dor e Glória" é um filme cheio de cor, típico de Almodôvar, com uma história que nos faz pensar que todos temos angustias e todos lidamos com o nosso sofrimento à nossa maneira. Podemos levar muito tempo até aceitar que não estamos bem mas acabamos sempre por fazê-lo porque a Vida encaminha-nos sempre para isso. E é bom aceitar que não estamos bem e aprender e mudar com isso. Além disso, é quando estamos menos bem que a melancolia e a grande inspiração chegam, sabiam? 😊

Aconselho vivamente este filme! E todos os restantes deste cineasta! Vale sempre a pena!
Outro senhor do top é este aqui - leiam também 

A.V.

Sem comentários: