Pesquisar neste blogue

Será que é este fim-de-semana que vou à praia?



Façam as vossas apostas... mas eu acho mesmo que vou laurear a pevide no fim de semana!
Bom fim de semana meus amores ❤
A.V.

Sê feliz.


"Se vens por bem fica, se vens por mal vai-te embora." 

Está tudo bem não estar tudo bem sempre

Todos os dias são bons! Mesmo quando há dias mais chatos. Faz parte.
Se fosse sempre tudo bom, como daríamos valor? 



Aproveitemos o facto de estarmos vivos. É o mais importante. ❤
A.V.

Sobre os Sinais do Universo _ Loba das Vidas

Um lobo nunca será domesticado. 


Ontem surgiu me esta frase algures pela Net. E fiquei com a sensação todo o dia que tinha algo para me dizer. Hoje acordei de novo com a frase na cabeça...

Não se pode domesticar um lobo, é um facto. Mas também é facto que o lobo ainda que goste de estar sozinho tem sempre companhia (os membros da sua alcateia). Além disso, os lobos procriam apenas com uma fêmea. São fieis e protegem-se uns aos outros. 

E mais curiosidades dos lobos aqui neste site que achei super engraçado!.. 

"Segundo a tradição nórdica, o lobo simboliza a morte cósmica, pois são devoradores de astros" - amei esta frase!!👏

Apesar de dizerem que o lobo é solitário, não é bem assim. O lobo tem a sua forma de ser mais independente mas na realidade não anda sozinho. E ajuda o próximo. E cuida. 

E eu já percebi o sinal, tá bem? ❤

Beijinhos 
A.V.

Sobre o que ando a pensar nos últimos dias...



Tudo tem o seu Tempo e eu aprendi a nunca ter pressa. 
Está tudo bem ❤
A.V. 

A mim, cheira a Natal | Um Balanço pequenino

No fim de semana passado um canal qualquer de filmes dava o "Natal em Julho" onde basicamente só dava filmes de Natal... afinal não sou a única a sentir esse espírito natalício em pleno mês de Julho!...
Temos um Pai Natal que toca saxofone ao som de Jazz pousado mesmo ao lado na TV da sala, em honra à nossa inauguração da casa remodelada. Alteramos muita coisa na casa, mas o Jazzy Santa nem pensar em deitar fora!💓

Quase que podia fazer um mini Balanço Típico de Final de Ano, até porque este ano vai ter de ser dividido em: 

Janeiro a Julho _ Covid/ Obras/ Afife/ Ansiedade
Julho a Dezembro _ espero que esta merda acalme pelo Amor de Deus!...

Se for a falar dos primeiros 6 meses de 2020 posso mesmo adiantar que... não os senti a passar. Não existiram. Eu mesma não existi. Foi tudo muito mas muito rápido. 

Basicamente iniciei o processo das obras, mudamos de casa, veio o Covid da treta, depois o confinamento total numa casa emprestada, sem salário e a trabalhar pouco ou nada, com as massagens paradas, os abraços inexistentes... a viver em Afife, onde só o cão estava feliz por lá... 

Nada. E tanta coisa ao mesmo tempo...

Ao mesmo tempo também aprendi como se compra uma casa, como se trata de um processo de obras, de papeladas e burocracias que não terminam nunca, aprendi a lidar com pessoas e a saber mandar mas sempre com carinho. (quem me conhece sabe que detesto mandar fazer qualquer coisa, por isso aprendi a "pseudo-mandar" na minha própria obra)

Aprendi junto com a família a sermos super hiper mega cuidadosos especialmente com a mamã. Sempre com os cuidados necessários por causa do bicho. Aproximei-me ainda mais do papá. Não saiamos de casa por isso estivemos sempre juntos. O que poderia ter sido uma daquelas grandes guerras mundiais em casa, tornou-se na cumplicidade mais bonita que temos desde sempre! Bebemos muito, comemos muito e bem também. Todos engordamos mesmo sem ter feito um único bolo no confinamento...
Ouvimos imensa música, dançamos, passeamos, conseguimos ir à praia, a mamã saía só para passear o Marley mas também fazia umas caminhadas com o papá e namoravam um bocadinho enquanto que eu aproveitava esse tempo para ficar em silêncio em casa. 

No meio da desgraça até correu tudo muito bem. E no final, como sempre, só temos a agradecer. 🙏
Agradecer a quem ajudou e esteve presente e agradecer a quem esteve e desapareceu depois.
Agradecer a quem nunca esteve para ajudar e que só ajudou a ver quem sim e quem nunca. 
Foram meses de muita aprendizagem. Muito duros também. Mas o saldo é realmente positivo. 

E agora, chegando ao final do mês de Julho, a caminho da segunda parte de 2020 _ que espero que seja bem melhor do que a primeira_ confio que tem tudo para ser melhor. 

A Casa está quase pronta. Estamos bem. Super unidos. Todos de boa saúde. 
O resto é cocó. 

Agora é tempo de descansar a cabeça. 
Faltam 5 meses para o meu aniversário. E consequentemente, para o Natal 👌

Beijos
A.V.


Julho - o mês mais confuso

Se Junho foi o mês mais difícil do ano até agora, Julho é sem dúvida alguma, o mês mais confuso.

As obras estão quase prontas mas pelos vistos vou andar a dizer isto até ao final do ano... 💣 Ou porque a salamandra está a chegar mas ainda não chega, ou porque agora me falta um armário ou então porque não tenho coragem de ir à confusão do IKEA fazer mais compras... 💥

Começo a ficar cansada de tanto dizer "está quase" e nada simplesmente "estar". Nem eu "estou"!

E quando tenho de tomar um atitude em relação a isso, já sei que me vou passar e zangar e discutir.
Quero que tudo esteja bem mas nem sempre está. E está tudo bem ser assim.
Melhores dias virão. 🙏 Eu confio.

Beijos
A.V.

Palavra do dia: Merecimento

Surgiu esta palavra hoje, logo pela manhã. Merecimento.

Sei que às vezes nos esquecemos que merecemos tudo de bom. Tudo por inteiro, sem fatias ou pedaços. Merecemos o nosso amor próprio acima de tudo. A nossa dignidade. O nosso respeito. E por vezes; talvez vezes demais, esquecemo-nos disso.
E é quando esquecemos de nos valorizar como ser humano,como pessoa racional, única e maravilhosa que somos, que o Universo conspira contra nós de forma a tentar abrir os nossos olhos. E sempre acabamos por entender a bem ou a mal os sinais que Ele nos dá.

Nunca querer nada pela metade. Ou tudo ou nada.
Nunca querer viver na corda bamba em direção - quase - ao abismo. Nunca!
E muito menos sentir ansiedade ou dor por algum badameco que nos tenta dar a volta à cabeça sem sucesso.

É isto por hoje.
Boa semana e sintam-se merecedores de tudo o que o Universo oferece. 🙏

Beijos
A.V.

Dukkha - Insatisfação Crónica

"A palavra Pāli, dukkha, significa “incapaz de satisfazer” ou “não ser capaz de suportar algo”, ou seja, sempre em mudança, incapaz de nos preencher verdadeiramente ou de nos tornar felizes" (As Quatro Nobres Verdades - Ajahn Sumedho)

Este Dukkha pode ser equiparado a respirar. Respiramos tão naturalmente que raramente damos conta que o fazemos. É o mesmo que acontece com esta insatisfação constante do Ser Humano. Somos assim. Insatisfeito-crónicos. 
Queremos sempre mais. Temos algo que queremos e logo em seguida procuramos outro objetivo, outra "coisa" para querer. Somos assim! E se soubermos que somos assim, fica muito mais fácil lidar com a insatisfação constante. Aceitando que a mesma existe mas não deixando que nos consuma nem nos prejudique. 


Se houver alguém que acredite e aceite que vivemos num Mundo onde a insatisfação é constante e saiba lidar com isso então eu poderei Amar de novo. Eu aceito a minha insatisfação. Sei quando não estou bem e deixo que passe. Porque passa sempre. Tudo passa nesta Vida!... o bom e o mau...

Se alguém souber, como eu, apreciar que tudo é tal como é, que nunca estaremos satisfeitos com o que temos, porque a Vida é mesmo assim e temos essa "maldição" na condição humana; então aí será possível voltar a viver um Amor daqueles para sempre.

Porque assim poderemos aceitar que há dias bons e dias maus. Há dias que temos o direito de não estar bem. Ou estarmos mais calados. Ou até mesmo não querer estar... 
É normal. Faz parte da nossa condição de seres racionais que somos. Temos pensamentos estúpidos. Somos estúpidos! É normal! 
Estar tudo bem é sempre fácil de lidar. Estar apaixonado é lindo! Mas... E depois quando chega a rotina? E depois quando já não há novidade? E depois quando passam anos e anos?

O que simboliza uma união é a cumplicidade entre duas pessoas. O saber aceitar o outro tal como ele é. Haver confiança, respeito e dedicação. E quando as coisas não estão bem, há que conversar. Resolver em diálogo. E quando chega a monotonia, há que tentar variar. Chegar a um acordo e fazer algo novo que ambos gostem. Fazer coisas diferentes como casal. Sem nunca deixarem de ser. 

Será assim tão difícil de entender? Será assim tão difícil de encontrar? Estarei a exigir demasiado?

A culpa é do TPM

... Só para que fique claro.

💓💪🙏🙋

Eu juro que não sou bipolar. Mas pareço às vezes...

Tudo fica mais leve quando tiro tempo para mim. E esqueço-me tantas vezes do quão feliz sou quando me oiço e me cuido! Sou uma trenga! E não há meio de me equilibrar!!

Basicamente andei a fazer tudo ao contrário. E só quando a Vida me deu um estalo e gritou "Acorda miúda!"... só aí é que abri os olhos e consegui ver as coisas tal e qual como são...

Fui ao fundo do poço quando me senti a mendigar amor. Não era bem amor mas atenção... Mas tu estás parva ou quê?! Desde quando precisas disso? Não passou essa fase já?

Então eu ouvi estas vozes que não suspiravam mas gritavam (bem alto) para mim, cá nos meus interiores e refleti.
Tem razão. Desculpa Consciência. Não sabia o que estava a fazer. Foi um lapso.

E agora faço STOP. RESET. REWIND. CENAS. COISO. E TAL.

Perdi a vontade de arrumar. De sair. De meditar (outra vez...)
Mas que merda é esta????

Parou!
Desligou!
Recomeçou!

Ah... estou bem mais leve agora. Obrigada por estarem aí 💓

Beijos!
A.V.

O "envelhecimento" da Emoção

Dei por mim a ler Augusto Cury... Para quem lê sobre budismo e passa para um psiquiatra, a coisa não fica nada favorecida. Só que eu adoro desafios e sou muito curiosa!

Enquanto que no budismo as coisas são como são e temos de as aceitar assim mesmo, o Dr. Cury diz me que temos de trabalhar o pensamento e saber lidar com a "emoção", moldando-a...
Ora, se eu pretendo acreditar e aceitar que tudo é como é; não posso tentar mudar o meu pensamento, pois esse também é exatamente como é! Mas posso acrescentar alguma aprendizagem com esta leitura.

Num dos excertos do livro "Treinando a Emoção para ser Feliz", o doutor fala sobre o envelhecimento da emoção... fiquei super intrigada com esta expressão. (logo eu que sou um desequilíbrio emocional!!) 😝

Na visão dele, a qual eu realmente também concordo e me fez dar voltas à cabeça, a emoção na perspectiva de uma criança/adolescente é quase sempre super positiva e feliz. Estamos na fase mais inocente da nossa Vida e tudo é bonito. Depois, quando somos adultos, a emoção simplifica, o que faz com que deixemos de ser "tão felizes" e passamos a ser "mais racionais". Na idade da velhice, a emoção fica mais negativa pois é onde surge a saudade, a nostalgia e a preparação para deixar o corpo.

Eu passei os últimos dois anos a pedir algo que denominei arrebatador. Ou seja, se me voltasse a apaixonar por alguém, teria de ser super explosivo e maravilhoso como quando era adolescente. Sei que, agora, nesta fase adulta, essas emoções (chamemos assim) nunca mais existirão. A emoção tornou-se mais racional e pensamos 458524 vezes antes de pensar sequer em apaixonar por alguém! Pelo menos é o que acontece comigo há 2 anos. Proíbo-me de me apaixonar ao mínimo tilintar do coração.

A simplicidade também se intensifica. Não queremos problemas e não explodimos como antigamente. Eu falo por mim, aprecio mais a simplicidade e o belo da Vida do que quando era miúda. Antes era bem mais mimada, queria tudo e pedia tudo... agora estou exatamente o oposto. Não quero chatices, nada me incomoda, desligo quando tenho de desligar e tudo é mais simples.

Toda esta confusão por causa do "envelhecimento da emoção"...

Afinal o tão desejado momento arrebatador nunca irá acontecer. Porque a minha emoção cresceu e amadureceu e está velhinha demais para voltar a sentir... ou fui eu que cresci e não a emoção?

Tinha de partilhar isto porque senti uma emoçãozinha tão, mas tão má, que quase deu ansiedade só de pensar... Crescemos. Esquecemo-nos que o Tempo passa e com a Vida vamos ficando mais frios.

Eu não gosto assim, mas aceito que tudo é tal como é. E é o que é.

Beijinhos.
A.V.

Para começar bem a semana

"Se perdes tempo a reclamar, esse mesmo tempo não se transforma em sabedoria. Reclama menos e aprende mais." 
Ajahn Sumedho

Vale a pena pensar nisto. 💓

Ah e tal...

... diz que já tenho a cozinha pronta. 🙏

Amanhã, dia 12, "celebramos" (ou não) 4 meses que saímos de casa. Com uma paragem de quarentena a meio e muitos atrasos, a minha Casa está a chegar ao fim da sua obra.

Ainda falta montar uma clarabóia e fazer um armário embutido; mas já conseguimos viver todos lá em casa. Já temos tudo e só falta limpar, organizar e começar a viver tranquilamente no Nosso Lar.

4 meses de puro stress. De papeladas, dinheiros, muitas contas, muitos negócios de produtos, e muitos almoços e jantares bem regados com toda a equipa.
Foi duro. Foi. Mas não mudava nada. 💚

Estou muito agradecida à minha equipa! Ao pessoal maravilhoso que trabalhou comigo. A todos os amigos que ajudaram. À paciência que houve na família... (não foi fácil)

Gratidão imensa. 🙏 Agora é só limpar!
Bom fim-de-semana malta!

Beijos!
A.V.

Frase de hoje

"A consciência da inconsciência da vida é o mais antigo imposto à inteligência."
Livro do Desassossego - Bernardo Soares_Fernando Pessoa

* adoro quando observo "cruzamentos literários" * sobre o que tenho lido...

Tudo está conectado 🙏

Ontem foi assim. Tem sido mais ou menos isto.


Para começar, um brinde! Estes dias de pseudo-descanso desta cabeça voadora, têm servido para aproveitar cada minutinho da minha existência a agradecer todas as bênçãos e coisas maravilhosas que tenho vivido. 💓

Estou saudável, feliz, tranquila e com a casa a ficar pronta... isto basta para eu pular de Alegria! 
E para terminar,presenteei-me com um jantar na cama com direito a pepsi (que tão raramente bebo) e uma massinha com pães de alho a acompanhar! 

As coisas boas da Vida não são Coisas. São momentos como este, onde simplesmente estás. Onde tão naturalmente, só és! E agradeces. 🙏



Gratidão imensa. Está tudo bem. 🙏
Beijos!!
A.V.

Uma Oferta de Dhamma - Ajahn Chah

"Tu não queres nada que te cause preocupação. Por agora larga os problemas. Fixa agora a atenção na respiração. Depois inspira e expira. Para desenvolver a concentração na respiração não tentes tornar a respiração longa ou curta, nem forte ou fraca. Deixa-a simplesmente fluir normal e naturalmente. A sapiência e a auto- -consciência que surgem na mente, reconhecerão a inspiração e a expiração. Mantém-te descontraído. Não penses em nada. Não há necessidade de pensar nisto ou naquilo. A única coisa que tens que fazer é estares consciente da inalação e da exalação. Só isso! Mantém a atenção fixa no decorrer da respiração. Está atento ao princípio, meio e fim de cada respiração. Na inalação, o princípio da respiração está primeiro na ponta do nariz, a seguir no coração, e por fim no abdómen. Na exalação, é o caminho inverso: termina primeiro no abdómen, depois no coração e termina na ponta do nariz. Desenvolve a concentração da respiração: 1. na ponta do nariz; 2. no coração; 3. no abdómen. Depois em reverso: 1. no abdómen; 2. no coração; 3. na ponta do nariz. Focar a atenção nestes três pontos aliviará todas as preocupações. Não penses em mais nada! Mantém a atenção na respiração. Pode ser que outros pensamentos entrem na mente. Ela encontrará outros temas para te distrair. Não te preocupes. Retoma novamente a atenção no teu objecto, a respiração. A mente poderá desviar-se para julgar e investigar os estados de espírito, mas continua a praticar, estando constantemente atento ao princípio, meio e fim de cada respiração. Eventualmente, a mente tornar-se-á sempre consciente da respiração nestes três momentos. Quando praticas durante algum tempo, a mente e o corpo acostumam-se ao trabalho. A fadiga desaparece. O corpo sentir-se-á mais leve e a respiração cada vez mais regulada. A sapiência e a auto-consciência protegerão e cuidarão da mente."
Uma Oferta de Dhamma -  Ajahn Chah

Sobre a Leveza

Todos deviam saber levar a Vida de forma leve. Estamos aqui nesta Vida, não sabemos por quanto tempo, por isso, o normal seria sabermos viver bem e aproveitar todos os momentos do nosso Caminho por cá.

Conheço pessoas que se deixam destruir, cair e sobreviver... como se consegue ser Feliz só a "deixar andar"? A Vida é uma luta constante. Diária. Devemos lutar todos os dias pelo nosso bem-estar e nunca permitir que nos tirem a Paz Interior e o Nosso Sossego.

Isto que temos é temporário. Tudo é temporário. Nada é fixo. Nada é permanente.

Por isso vamos viver com calma, com paz, com sossego. Vamos ser felizes. E fazer o Bem.
Combinado? 😀

Bom fim-de-semana malta do meu coração. 💓🙏

Beijos
A.V. 

Ainda sobre as Quatro Nobres Verdades

“As coisas são como são. Não estamos a sugerir que as coisas não são absolutamente nada, ou que não são aquilo que são. São exactamente aquilo que são e nada mais. Mas quando somos ignorantes, quando ainda não compreendemos estas verdades, pensamos que as coisas são mais do que aquilo que são. 

Acreditamos em todo o tipo de coisas e criamos todo o tipo de problemas em redor das condições que sentimos. Grande parte da angústia e do desespero humano provém do exagero que nasce da ignorância do momento. É triste constatar que a miséria, a angústia e o desespero da humanidade estão baseados numa ilusão; o desespero é vazio e sem sentido. Quando se percebe isto sente-se uma compaixão infinita por todos os seres. 

Como é possível odiar alguém ou guardar rancor ou condenar quem quer que seja que se encontre prisioneiro nesta teia de ignorância? Toda a gente é influenciada a fazer aquilo que faz devido à visão incorrecta das coisas. "

... e hoje fico por aqui. 💓

A.V. 

(Voltar a) Viver em consciência

"A razão porque, quer Eu, quer vocês, viajámos e deambulámos durante muito tempo neste longo ciclo, deve-se a não termos descoberto nem penetrado quatro verdades. Quais são? São: A Nobre Verdade do Sofrimento, A Nobre Verdade da Origem do Sofrimento, A Nobre Verdade do Cessar do Sofrimento e A Nobre Verdade do Caminho que conduz à Cessação do Sofrimento" As Quatro Nobres Verdades - Ajahn Sumedho) _livro completo aqui

Li livros! Já começo a ter tempo para ler, escrever, pensar, tomar novas decisões e meditar! Que saudades tinha de meditar! Finalmente consegui dar prioridade ao que realmente é importante. O bem-estar. O sossego. A Paz de estar sem a angustia do dia-a-dia. Andei perdida sim, mas quem não se perde de vez em quando? 

Não tinha tempo para descansar ou meditar por causa disto das obras e das mudanças. Quem nunca comprou/remodelou uma casa ou fez obras, por favor, que não pense que é fácil. Não é! É duro! Porque depois faltam detalhes, faltam peças, falta tempo, falta material... e mais ainda nesta época covidiana. Tudo demora! Acabamentos infinitos! 
No entanto, já aprendi com a vida que tudo o que tem de chegar, chega. Tudo tem o seu tempo. E por aqui tudo começa a ficar alinhado. O Tempo Certo está a chegar. 

Com isto a acalmar já consegui ler uns livros sobre teoria budista. O primeiro a ler foi o que me chamou logo a atenção, como se me pedisse para que o lesse agora, porque seria o momento certo "As Quatro Nobres Verdades de Ajahn Sumedho". Uma maravilha sobre como lidar com as angustias do ser humano. Caiu no meu Caminho mesmo no momento certo. 

"A Primeira Nobre Verdade é composta por três fases: “Existe o sofrimento, dukkha. Dukkha deve ser compreendido. Dukkha foi compreendido. (...) A palavra Pāli, dukkha, significa “incapaz de satisfazer” ou “não ser capaz de suportar algo”, ou seja, sempre em mudança, incapaz de nos preencher verdadeiramente ou de nos tornar felizes. O mundo sensorial é assim, uma vibração na natureza. Seria de facto terrível se encontrássemos satisfação no mundo dos sentidos, porque então nunca iríamos procurar nada para além dele, ficaríamos limitados. No entanto, ao despertarmos para dukkha, começamos a procurar a saída para deixarmos de estar constantemente presos à consciência sensorial." (As Quatro Nobres Verdades - Ajahn Sumedho)

Até à próxima 💗🙏

A.V.

As Quatro Nobres Verdades - Ajahn Sumedho

"Até percebermos que este planeta não pode satisfazer todos os nossos quereres, continuaremos a perguntar, “Porque é que não me satisfazes, Terra Mãe?” Somos como meninos da mamã, constantemente a tentar sugar mais, e a querer que ela nos nutra e nos torne felizes."

Do livro: As Quatro Nobres Verdades de Ajahn Sumedho 

E de repente o Universo dá, assim, uma bofetada com esta leitura! 
Recomendo este livro vivamente! 

Em PDF aqui 😊

Depois digam me coisas quando o lerem por favor! Vale muito muito a pena!

Beijos! 💗🙏
A. V.