Pesquisar neste blogue

Cor preferida: amarelo

"O amarelo é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da sobreposição das cores verde e vermelho. É a cor entre verde e laranja no espectro da luz visível. É evocado pela luz com um comprimento de onda dominante de aproximadamente 570-590 nm. É uma cor primária em sistemas de cores subtrativas, usado na pintura ou impressão em cores. 

No modelo de cores RGB, usado para criar cores na televisão e telas de computador, o amarelo é uma cor secundária, combinando vermelho e verde na mesma intensidade. Os carotenoides dão a característica cor amarela às folhas de outono, milho, canarias e narcisos e limões, bem como gemas de ovos, grãos de ouro e bananas. Eles absorvem energia leve e protegem as plantas contra danos fotográficos."



"A palavra amarelo tem a sua origem no latim hispânico amarellus, de amãrus, amargo, provavelmente porque é a cor do limão. O amarelo é a cor dos deuses, masculina, que se pretende clara e ofuscante. 

Como o metal ouro, é a cor da imortalidade ou da eternidade, e por essa razão está presente nas talhas das igrejas e joias do Vaticano. Símbolo de comunicação entre o mundo terreno e o mundo divino na tradição indiana, faz parte das vestes do deus Vixnu. Essa ligação com o mundo do além é também representada, juntamente com o azul, nos sarcófagos egípcios. Entre os astecas, o deus Sol do Meio-Dia é representado pelo amarelo dos raios dourados do sol e pelo azul do céu. 

Entre os tibetanos é a cor de Buda, o outro nome do Om, o dourado, e a cor usada nas vestes dos monges. No Islão, o amarelo tanto pode ser a cor da sabedoria, quando dourado, como pode ser a cor da traição, quando claro. No México, o amarelo dourado está associado ao mistério da renovação da vida através do deus Xipe Totec. O amarelo é a cor da fertilidade na China e por isso os nubentes vestiam-se de amarelo e dessa cor eram também as vestes do leito nupcial. Para os chineses, o amarelo é ainda cor do Norte, onde se encontra o reino dos mortos. É associado ao Yang e também à distinção do Imperador, porque tal como o Sol ele é considerado uma espécie de deus e o centro do universo. 

No teatro de Pequim, os atores pintam-se de amarelo quando personificam a maldade, o cinismo e a hipocrisia. Na mitologia grega, o jardim das Hespérides, que antecipa uma espécie de paraíso, tem macieiras que dão frutos de ouro e que simbolizam o amor e a paz e por isso são oferecidos ao casal Zeus e Hera. Mas as maças de ouro também são um símbolo de discórdia na guerra de Troia. 

O amarelo é uma cor complementar do branco, segundo defendeu Kandinsky, ao salientar a "afinidade profunda e psíquica" entre estas duas cores." 

Tomem lá cultura geral sobre esta cor mai' linda! 💛 
A.V.

Sem comentários: