Pesquisar neste blogue

Terça-feira com dica - "Eu consigo fazer isto e muito mais!"

 A rúbrica de terça-feira está de volta com as dicas fáceis para um estilo de vida mais saudável!

(e hoje é (mais) um dia especial!)

Hoje é mais um dia de feriado, de descanso - para quem pode - e é também o Dia da Mãe!
Na minha Casa celebramos nos dois dias do ano (1º domingo de maio e o dia 08 de dezembro) mas o dia especial, no tão especial mês de Dezembro é o oficial para nós! 💜
Mas não é sobre isso que vou falar na dica de hoje! 

💥 Isto porque... Vocês nem sabem o que eu (só agora) descobri! 💥

Nunca percebi muito bem o uso das afirmações. Talvez por nunca ter tido uma autoestima muito elevada ou por confiar pouco em mim, só há muito pouco tempo é que comecei a acreditar e a fazer uso das afirmações diárias. Se vocês nunca o fizeram, então não sabem o que andam a perder! Tornou-se terapeutico para mim e já não vivo sem elas!

Mas o que são as afirmações afinal? 

As afirmações diárias são frases simples e curtas que devemos dizer repetidamente e com intenção de forma a interiorizar aquilo que queremos dizer.

Dizer "eu sou linda e maravilhosa" olhando para o espelho e não sorrir, não sentir, não acreditar... não faz sentido, não é válido e não é esse o objetivo das afirmações. 

Dantes eu tentava dizer para mim, ao espelho, "és linda" mas não sentia. Não dizia com sentimento ou credibilidade. Ora porque via ali uma borbulha ora porque notava nas rugas que já teimam em surgir. Não sentia o que dizia. Então depressa desisti dessas afirmações que para mim eram uma treta sem qualquer sentido. 

Até que percebi a finalidade do uso da afirmação. 

Ou melhor... aprendi a valorizar-me mais e a gostar mais de mim e as afirmações tornaram-se num reforço diário de aprendizagem de como me amar por completo. 

Sendo assim, num dia destes, ao olhar para o espelho enquanto lavava os dentes, olhei para mim e disse:

"És linda pah! Mesmo com borbulhas. Mesmo com rugas. Mesmo com essa tua cara de cansaço. És mesmo bonita!"

E aí surgiu uma epifania tal de sentimento de amor-próprio e aceitação pessoal que me fez querer começar a dizer coisas destas ao espelho, ou até mesmo durante o dia, todos os dias! Dou por mim a dizer coisas do tipo:

"Aceito-me tal como sou!"

"Sou importante para a minha família!"

"Tenho valor!"

"Eu mereço isto!"

Dizer afirmações positivas, seja ao acordar ou a meio do dia, de forma consciente e repetitiva é uma forma de ajudar o cerebro a assimilar e interiorizar essas mesmas frases. Quanto mais as dizes, mais natural se torna e melhor te sentes contigo mesmo/a.

Ultimamente quando acordo agradeço por mais um dia e afirmo que “Hoje o dia vai ser espetacular!” e a verdade é que os dias têm sido todos maravilhosos mesmo quando alguma coisa não corre totalmente bem!

Ao arranjar-me ao espelho, antes de sair para ir trabalhar, digo para mim mesma, sempre a sorrir, que “Sou linda e poderosa!” porque, mesmo que não seja uma top model, sou única, especial e sou super importante para mim!

Agora, verdade seja dita...

As afirmações chegam do coração.
Não é bom “copiar” a frase escolhida só porque sim. Não. 
Devemos afirmar para nós, com convicção e com amor. Devemos dizer a afirmação com intenção sempre! É a melhor forma de interiorizar e com o tempo notamos as alterações. Começas a acreditar naquilo que dizes, na pessoa incrivel que és e nada nem ninguém se intromete nessa tua afirmação. Seja ela qual for! Desde que seja escolhida por e para ti! 💕 E desta forma aprendemos a ser melhores. Por e para nós! 

Quais são as vossas afirmações? Contem-me tudo!
Beijos.
A.V.

Sem comentários: