Pesquisar neste blogue

Terça-feira com dica - O que ninguém diz sobre a ansiedade e os ataques de pânico

 A rúbrica de terça-feira está de volta com as dicas fáceis para um estilo de vida mais saudável!

Estamos cada vez mais perto do Natal e, eu não sei quanto a vocês, mas fico sempre mais ansiosa, nostálgica e sensível à medida que se aproxima a data. Talvez seja por sentir mais as memórias de quem já não está ou a própria energia do momento que se torna mais melancólica, a verdade é que o mês de Dezembro é-me sempre sensível. 

Com o passar dos anos fui me habituando à minha condição de sensível e ansiosa e, hoje em dia, aceito a minha sensibilidade e lido o mais bem possível com a minha ansiedade. Aceito a impermanência e deixo passar. - por isso já há algum tempo que não tenho ataques de pânico graves (yeah!) mas continuo ainda a sentir-me ansiosa de vez em quando. 

Para começar mostro uma imagem que encontrei no Pinterest onde aparece de forma correta a maioria dos sintomas da ansiedade: 

Uma pessoa ansiosa vive literalmente com isto. 

Esta é uma realidade de milhares de pessoas pelo Mundo. A ansiedade existe e o stress e o pânico também. Tudo isto é real e, ainda que possa ser mais ou menos controlado pela nossa mente, simplesmente aparece. Sem aviso. 

Eu lembro-me que um dos meus primeiros ataques de pânico deu-se ao comer um simples grão de arroz numa noite que fui jantar fora. Senti-me cheia de calor, a tremer, com medo de morrer... tudo por causa de um grão de arroz!
Se me perguntam como surgiu... não sei. Foi do nada que veio e foi do nada que foi... mas óbvio que acabei por estragar o jantar... 


Já escrevi antes sobre a minha forma de lidar com a ansiedade. 

** Reforço aqui a ideia que o autoconhecimento ajuda imenso a lidar com estas crises. Uma vez que saibas que já acordas ansiosa - porque consegues notar isso mal acordas se te conheceres e observares bem - será mais fácil controlar as emoções e ter um dia bonzinho! :)

** A meditação é uma terapia maravilhosa para vivermos de forma mais consciente e calma. Observa-te. Conhece-te. Com a meditação ficas a saber mais de ti do que imaginas!

** Ouvir música calma e dormir é igualmente saudável e ajuda no controlo das emoções. Já sei que se durmo pouco no dia seguinte vou estar com ansiedade. Juro que isto não é desculpa para estar sempre a dormir, mas a realidade é que dormir, a mim, faz-me muito bem. 

** O facto de escrever também me ajuda imenso! Todos os dias escrevo para me libertar dos meus próprios pensamentos. É sempre um alívio! Expressa-te!

** Falo com amigos e amigas, nem que seja pelas redes, e nunca me permito isolar quando não estou bem. Falar é necessário. Eu, por exemplo, lembro-me que, quando vivia no Porto, tinha uma amiga no trabalho que bastava lhe dizer que me sentia com ansiedade que a sensação parava automaticamente. Bastava falar. 

Entretanto agora também já criei uma rotina mais saudável para viver uma vida mais calma e sem grandes mudanças. É bom andar de um lado para o outro, seja a viver ou a viajar ou a trabalhar fora, mas para um ansioso acreditem que não é muito gostoso! 

Ao nos conhecermos bem, vamos aprendendo a lidar com as nossas sensações, com as nossas emoções e sabemos assim mudar o que não está bem ou tentar novas estratégias sempre em prol do nosso bem-estar. 

É real! A ansiedade existe e está tudo bem! Aprender a viver com ela torna-se mais fácil quando aceitamos que somos assim. Aceitando a condição de ser ansioso faz com que a ansiedade apareça menos vezes. Acreditem no que vos digo! ❤

Cuidem-se muito! 

Beijos.
A.V.

Sem comentários: