Pesquisar neste blogue

Como criar um cantinho para meditar em casa

Estive em obras em casa durante o início do ano como já contei por aqui. Remodelamos todo o interior da nossa casa para que ficasse mais quente e confortável. E, ao criar um cantinho para mim, não pude esquecer o meu cantinho de meditação. 
Ultimamente estou sempre à janela. Descobri que o meu cantinho tinha mesmo de ser lá! Então coloquei um cadeirão mesmo em frente onde me sento, na posição de lotus, e recebo o Sol todos os dias. Agradeço todos os dias por mais um dia a vê-lo. Porque o Sol e a Lua estão lá, todos os dias, mesmo quando não os vemos. 💫

Para criar um cantinho da meditação devemos considerar todos os sentidos - visão, audição, olfato, toque e paladar - uma vez que vamos dar atenção plena a eles e, devemos sentir o máximo de conforto e calma quando nos dirigimos ao cantinho sagrado da paz. Saber que vamos para lá e fazê-lo de forma consciente como se de um ritual se tratasse. Até porque é mesmo um ritual. E diário de preferência. 🙏

Seguem algumas dicas: 

✔ Cores neutras e um cheirinho bom a incenso devem ser logo notados. Evitar cheiros fortes e desagradáveis e cores berrantes também não costumam ajudar. (na minha opinião, claro!)

✔ Colocar plantas se gostarem. A minha decoração é natural e tenho várias plantas verdes. Estar perto das plantas faz-me sentir bem e olho sempre para elas quando quero praticar atenção plena focada em algo.

✔ Música ambiente baixinho e ao gosto de cada um - que seja meditativa uma vez que não é para ouvir um concerto de rock enquanto estamos sentados ali. (pessoalmente gosto de sons calmos e instrumentais porque ouvir alguém a cantar distrai-me ainda mais)

✔ Um tapete fofo também é sempre uma boa opção porque ao estarmos sentados na cadeira ou na almofada, devemos estar descalços e assim sentir o toque do chão ou então do próprio tapete. 

✔ Usar roupa confortável também é aconselhado para podermos sentar confortavelmente. 

✔ Preparar um chá gostoso para aquecer a alma. 

✔ Sentar e deixar fluir. Canalizar toda a energia para o momento "agora" e sentir tudo. 

Se algo não estiver bem, daremos conta. A energia envolvente quase que nos diz quando algo está fora do sítio. É incrível dar conta disso! 
E foi assim que descobri que tinha realmente de estar à janela virada para o Sol. O corpo levava-me até lá. E eu, sabendo ouvir, fiz daquele cantinho mágico, o meu cantinho da meditação. 🙏

E vocês? Já têm o vosso? Contem-me tudo!

Beijos.
A.V.

Sem comentários: