Pesquisar neste blogue

Como promover a Estabilidade Emocional - 6 dicas simples

No post anterior falei sobre deixar levar e deixar acontecer. Faz parte do Caminho aceitar que há dias bons e dias menos bons. Tudo é como é e tudo está bem exatamente como está. No entanto é óbvio que precisamos de fazer alguns esforços de forma a manter a estabilidade emocional.


Setembro é o mês mais bonito, é um facto. Mas é também o mês mais complicado a nível de alteração de humor. Não é por acaso que é o mês com maior taxa de suicídio ou o mês onde toda a gente que possa ter problemas psicológicos toma medicação para evitar recaídas depressivas ou até mesmo depressões profundas.

Eu, sendo ansiosa como já se sabe, tento sempre manter o equilíbrio na minha Vida, mesmo sabendo que nem sempre consigo. É normal e estas lutas são diárias. Mas se não fizermos esforços e se não vivermos conscientes tudo se dificulta ainda mais. 

O que faço para me equilibrar nesta fase é: 

* Tento me sentir o mais calma possível. Fazer exercícios de respiração ajuda-me imenso. Paro uns minutos o que estou a fazer no stress do dia-a-dia simplesmente para sentir o meu respirar.

* Durmo o mais possível nesta altura porque ajuda a acalmar a adrenalina de uma pessoa naturalmente ansiosa. Descansar é essencial e, o facto de dormir mal ou pouco, faz com que fique, além de mal humorada, com dores no corpo e isto tudo ajuda a aumentar a ansiedade. 

* Uma boa alimentação é o ponto de partida para o bem-estar. Cozidos e grelhados têm sido a ementa cá por casa e a sopa quente acalma o corpo fazendo com que fiquemos menos acelerados. 

* Ler. Ler um livro desacelera o batimento cardíaco. Se estivermos a ler um romance ou um livro que gostamos, ficamos mais descansados e o corpo acalma de forma super natural. Para mim ler é terapia. E aconselho a toda a gente ler pelo menos umas 7 a 10 páginas todos os dias. Notam logo a diferença e o bem-estar geral. 

* Cuido de mim de forma consciente. Tomo banho dando atenção plena ao meu corpo, ponho os cremes com cheirinhos bons para me sentir bem comigo mesma, arranjo-me mesmo que seja só para ficar em casa a ver a novela! Devemos cultivar o amor-próprio todos os dias para nunca permitir ir abaixo por falta de auto-estima. 

* Sorrio. Sorrio para as pessoas na rua, sorrio para a minha família, sorrio ao espelho, sorrio para o meu cão. Sorrir provoca felicidade geral à nossa volta. Se alguém sorri para nós, inevitavelmente e de forma quase automática sorrimos de volta. A melhor forma de criar bem-estar é sorrindo conscientemente. - não vale o sorriso forçado ok? 

São coisas tão simples mas que fazem toda a diferença para nos sentirmos bem e assim evitar ansiedades ou ataques de pânico (que eu já não tenho há meses e ando tão feliz por causa disso!) Há dias maus, sim! Mas passam. Há que acordar e pensar logo pela manhã - e a sorrir - "hoje é um dia bom!" 

Que fazem vocês para manter a estabilidade emocional? Contem-me tudo!

Beijos. 
A.V.

Sem comentários: