Pesquisar neste blogue

"Os seres humanos costumam se observar muito pouco"

Surgiu me esta frase logo pela manhã. E faz tanto sentido tendo em conta que a maior parte das pessoas não se conhece nem faz um esforço mínimo por se tentar conhecer.

Na minha opinião, devemos sentir e conhecer o nosso corpo e mente o mais possível. Convivemos com nós próprios uma Vida inteira e, por isso mesmo, devemos saber quem somos e como somos neste Caminho que é o nosso tempo cá na Terra como ser humano cheio de variadas complicações. 


Ao longo do meu autoconhecimento - que é diário tal como deve ser - fui descobrindo que afinal gosto de comer coisas que antes não gostava, ou dizia que não gostava, sem sequer experimentar. Foi a primeira vez que tomei consciência que mudamos constantemente ao longo do tempo. Ter noção das nossas próprias alterações, da nossa evolução como pessoa é magia pura! (e assim descobri que A-M-O- brócolos!)

Aceitei o facto de estar atualmente numa fase - porque nós vivemos sempre por fases - que não quero ligações. Não quero relacionamentos e isolo-me de tudo e de todos porque é assim que estou bem. Precisamos de nos afastar de vez em quando para saber quem somos realmente. Sem julgamentos ou opiniões externas sobre como devemos ser ou não. 


Acredito que sermos quem somos, desde que sejamos cívicos e educados e não assassinos e/ou assaltantes, é o caminho certo. Aceitando a nossa essência tal como ela é e conhecermo-nos o mais inteiramente possível, faz com que num futuro, caso alguém pretenda entrar na nossa vida, já sabemos como somos. E assim, podemos ver se a outra pessoa "encaixa" ou não. 

Além disso, ao sabermos como somos, também conseguimos ver, de forma consciente, se somos pessoas que fazem bem ou mal. Não acredito que um homofóbico ou psicopata medite sobre o Amor Incondicional e sobre a sua própria essência enquanto publica frases feias nas redes sociais ou planeia um homicídio... 

Eu, que - quase - não faço mal a uma mosca, quando fico um tempo sem parar por exemplo para meditar, tomo decisões parvas e inconscientes. Vivendo de forma inconsciente tomamos decisões inconscientes. Aprendi isto da pior maneira possível e juro que nunca matei ninguém... mas sei que já magoei e muito... e já pedi mil desculpas. Tudo por culpa de não estar consciente das minhas ações. 


Não devemos mudar quem somos pelos outros, mas sim por nós mesmos. Há quem diga que há sempre um testo para uma panela e eu altero a teoria para: há sempre alguém que nos há de aceitar exatamente como somos. Pelo menos eu ainda acredito. O Tempo dirá. 

Até lá conheço-me a fundo, estudo todas as minhas ações e pensamentos e luto por ser uma Melhor Pessoa todos os dias. 
Eu observo-me diariamente, e tu? 

Boa semana! Cuidem-se!
A.V.

Sem comentários: