Pesquisar neste blogue

Terça-feira com dica - Vamos falar de ansiedade

 A rúbrica de terça-feira está de volta com as dicas fáceis para um estilo de vida mais saudável! 

Notícias assustadoras, medo de perder o emprego, mil cuidados para não apanhar este virús maldito, mil e uma formas de poupar o dinheiro... vivemos em panico. Vivemos com medo de tudo. E a ansiedade e a depressão são tema do dia-a-dia. Já disse antes que o famoso Victan esteve esgotado todo o verão e tenho indicado por aqui várias formas de evitar o colapso mental, por causa da situação que vivemos. (estou sem tomar victan há meses e estou bem! entretanto já tenho em casa uma caixa mas ainda está fechada!!Yeah) 

Hoje aprofundo o tema da ansiedade. Algo que conheço bem porque sou ansiosa desde que me conheço. 


Partilho com vocês o que tenho feito para não me sentir tão ansiosa nesta fase: 

Escrevo. 
Não escrevo para o blogue; não é disso que falo. Escrevo com caneta e num caderno pessoal, todas as minhas angustias, medos e dúvidas. Desabafo comigo mesma todos os medos e desafios do dia-a-dia. E após isso, também tenho um momento de gratidão. Todos os dias escrevo no mesmo caderno, sobre tudo aquilo que estou grata. Agradeço todos os dias pela boa saúde dos meus e pelo facto de ter emprego e comida na mesma. Tendo isso, tenho tudo! 

Não me isolo. 
Gosto muito de estar sozinha no meu canto, é verdade. Mas evito esconder-me quando estou menos bem. Converso com os meus amigos mais próximos, nem que seja apenas pelas redes sociais. Falar ajuda. E quando estamos mais ansiosos ou depressivos o melhor a fazer é exprimir isso mesmo. Não se isolem - mandem email por aqui se quiserem desabafar, falem com um profissional ou liguem para a SOS Voz Amiga. Não se permitam sentir-se sozinhos nesta altura. 

Centro SOS-Voz Amiga: ajuda na solidão, ansiedade, depressão e risco de suicídio
Telef.: 21 354 45 45 - Diariamente das 16 às 24h
Telef.: 91 280 26 69 - Diariamente das 16 às 24h
Telef.: 96 352 46 60 - Diariamente das 16 às 24h
website: www.sosvozamiga.org

Criei uma rotina saudável 
Não sou de rotinas mas tive de fazer um mini-plano de sobrevivência. Senti-me a viver em automático - casa-trabalho-casa - e comecei a sentir me muito nervosa e estagnada. Pensei em alternativas - algumas aqui - para não me sentir tão parada e agora faço bolos - em casa - e tento sempre que possível fazer algo diferente - em casa - para não ficar maluca. A minha rotina atual está toda detalhada aqui neste artigo que aconselho a leitura. 

Organizo-me! Dinheiro e comida de parte!
Uma das grandes fontes de ansiedade e stress numa família é a falta de dinheiro ou a escassez de recursos em casa. Tenho dado especial atenção aos gastos nesta fase e evito ao máximo gastar dinheiro em coisas superfluas. Se me sobra algum, coloco de lado para que, caso aconteça alguma coisa, possa sobreviver e ter algum extra para catástrofes. Sempre aprendi que "hoje estás bem mas amanhã não sabes" por isso toda a gente devia ter um pé de meia no banco e na despensa. Um dinheiro extra guardado para emergências (a juntar sempre, todos os meses um bocadinho que seja) e compras tipo enlatados, comida com validade longa para ter guardado em casa em caso de "Apocalipse", expressão que uso há já alguns anos. - um dia destes dedico um post só a isto. 

Se tivermos um bocadinho de equilíbrio nestes temas - agradecer diariamente, falar com amigos, ter hábitos saudáveis e tentar que nunca falte nada em casa - tudo fica mais fácil de lidar.
Em várias redes se fala que se houver alguém que não tem comida em casa ou roupa ou cobertores para o frio, por favor!, falem aqui! Entre todos, tudo se consegue! Cuidem-se muito! 

Beijos. 
A.V.

Sem comentários: